Uma tendência que tem agitado o universo décor é a utilização de móveis antigos na decoração moderna. A ideia que mistura o charme do passado com o toque contemporâneo das composições atuais é perfeita para quem adora fugir da monotonia e brincar com as texturas e os efeitos que as peças podem trazer para os ambientes.

Móveis antigos na decoração moderna

Móveis antigos na decoração moderna

Se você tem alguma peça herdada, que vem passando de geração em geração, e você quer continua a tradição, não se preocupe, porque eu vou lhe ensinar a decorar com móveis antigos na decoração moderna. É simples e você vai amar o resultado!

PASSADO + PRESENTE = EQUILÍBRIO

Autênticos da época da vovó ou em reproduções, os móveis antigos já provaram que vieram para ficar. E para isso, nem precisaram tomar o espaço de ninguém. Rococó somado a mobília contemporânea, papel de parede estilizado com estante antiga. Basicamente tudo pode ser misturado com o assunto são os móveis antigos na decoração moderna.

Esse tipo de decoração exige alguns cuidados simples, como por exemplo, respeito ao tamanho do ambiente e a busca pela harmonia entre cor e design. O segredo para acertar na mistura está em saber encontrar o equilíbrio perfeito entre o passado e o presente, sem criar um espaço caricato e nem deixar a peça antiga isolada.

Móveis antigos na decoração moderna 2

Para conseguir esse efeito, o ideal mesmo é testar e começar por aquelas peças que você não abre mão de ter marcando presença na sua decoração. Depois, você escolhe os elementos secundários e por último os acessório que irão compor o espaço.

MÓVEIS ANTIGOS NA DECORAÇÃO MODERNA

Harmonizar os móveis antigos dentro de uma composição moderna está longe de ser uma missão impossível. Por outro lado, é preciso bom senso na hora de fazer algumas escolhas. Quando a gente abusa dos elementos decorativos – sejam eles vintage ou atuais – o resultado tende a ser bastante desagradável. Por isso, a principal dica é fugir do exagero.

Se a ideia é quebrar um pouco o visual dos móveis antigos e deixar a composição bem original, uma possibilidade é pintar as peças com cores novas e vibrantes. O resultado é bastante charmoso e traz vida nova a peça, fazendo com que a composição entre os itens modernos acontece de uma maneira muito mais natural.

Móveis antigos na decoração moderna 3

Agora, se você quer manter a identidade do móvel, a dica é apostar em uma decoração mais neutra no restante do ambiente. A mobília moderna deve ter traços mais leves e você não precisa usar tantos acessórios para compor a decoração.

Além disso, é importante tomar cuidado com as cores. Móveis escuros pedem complementos claros. Prefira pintar as paredes em tons mais neutros e apostar em acabamentos que proporcionam contraste. Por exemplo, na sala de estar, se você usar algumas peças antigas em tom madeira é interessante investir em um tapete claro e alguns acessórios coloridos para quebrar a monotonia.

Na hora de escolher os itens que darão o toque fina na sua composição, você tem duas opções: optar pela mistura de estilo ou ir para o clássico. A segunda alternativa é a mais segura, mas a primeira não deixa de ter um charme todo o especial.

Móveis antigos na decoração moderna 4

Para quem tem medo de errar, o ideal é procurar por lustres, quadros e abajures com um design bem clássico. Peças pouco chamativas e com um visual mais clean. Mas atenção, não é necessário abrir mão das cores! Apenas prefira os acessórios que não chamem tanta atenção, afinal de contas a estrela dessa composição é o seu móvel antigo.

4 DICAS PARA REAPROVEITAR MÓVEIS ANTIGOS

E se antes de pensar em colocar qualquer uma dessas dicas acima em prática, você precisa mesmo é investir em uma boa restauração para ao seu móvel antigo, aqui vão 4 dicas simples, que prometem deixar o seu xodó em perfeito estado.

1. Preparação e limpeza – O primeiro passo é garantir a limpeza total do móvel. Certifique-se que não há cupins, nem pregos e parafusos tortos. Essa parte é um pouco demorada e exige bastante cuidado. Caso você não se sinta seguro para colocar a mão na massa, pode pedir uma ajuda especializada.

2. Hora da cor – A mudança mais simples que um móvel pode receber é uma boa pintura. Você pode variar bastante na escolha da cor, mas não pode deixar de comprar a tinta certa para o tipo de mobiliário que deseja personalizar.

Móveis antigos na decoração moderna 5

3. Revestimento em tecido – Se você tem um sofá ou um jogo de cadeiras antigas, uma boa solução para harmonizá-lo com a decoração moderna é trocar os tecidos de revestimento. Escolha uma estampa mais neutra, principalmente se o design do móvel for bem trabalhado.

4. Adesivos – Os adesivos são grandes aliados da decoração: fáceis de aplicar e de encontrar, eles conseguem mudar o visual dos ambientes. Porém, é preciso ter cuidado na hora de usar para não acabar deixando o móvel antigo com cara de mobília de criança. Os adesivos funcionam muito bem na hora de disfarçar marcas e pequenas imperfeições na peça.

Viu como é fácil reformar os móveis antigos? Agora é colocar a mão na massa e deixar a sua decoração muito mais interessante. Mas antes, dá só uma espiadinha nas inspirações que eu separei para você:

Móveis antigos na decoração moderna 6 Móveis antigos na decoração moderna 7 Móveis antigos na decoração moderna 8 Móveis antigos na decoração moderna 9 Móveis antigos na decoração moderna 10 Móveis antigos na decoração moderna 11

Gostou da tendência dos móveis antigos na decoração moderna? Então, conta para mim nos comentários como você faria essa mistura na sua casa. E não deixe de compartilhar o conteúdo com os seus amigos no Facebook.

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!