Uma tendência que tem agitado o universo décor é a utilização de móveis antigos na decoração moderna. A ideia que mistura o charme do passado com o toque contemporâneo das composições atuais é perfeita para quem adora fugir da monotonia e brincar com as texturas e os efeitos que as peças podem trazer para os ambientes.
Se você tem alguma peça herdada, que vem passando de geração em geração, e você quer continua a tradição, não se preocupe, porque eu vou lhe ensinar a decorar com móveis antigos na decoração moderna. É simples e você vai amar o resultado!
PASSADO + PRESENTE = EQUILÍBRIO
Autênticos da época da vovó ou em reproduções, os móveis antigos já provaram que vieram para ficar. E para isso, nem precisaram tomar o espaço de ninguém. Rococó somado a mobília contemporânea, papel de parede estilizado com estante antiga. Basicamente tudo pode ser misturado com o assunto são os móveis antigos na decoração moderna.
Esse tipo de decoração exige alguns cuidados simples, como por exemplo, respeito ao tamanho do ambiente e a busca pela harmonia entre cor e design. O segredo para acertar na mistura está em saber encontrar o equilíbrio perfeito entre o passado e o presente, sem criar um espaço caricato e nem deixar a peça antiga isolada.
Para conseguir esse efeito, o ideal mesmo é testar e começar por aquelas peças que você não abre mão de ter marcando presença na sua decoração. Depois, você escolhe os elementos secundários e por último os acessório que irão compor o espaço.
MÓVEIS ANTIGOS NA DECORAÇÃO MODERNA
Harmonizar os móveis antigos dentro de uma composição moderna está longe de ser uma missão impossível. Por outro lado, é preciso bom senso na hora de fazer algumas escolhas. Quando a gente abusa dos elementos decorativos – sejam eles vintage ou atuais – o resultado tende a ser bastante desagradável. Por isso, a principal dica é fugir do exagero.
Se a ideia é quebrar um pouco o visual dos móveis antigos e deixar a composição bem original, uma possibilidade é pintar as peças com cores novas e vibrantes. O resultado é bastante charmoso e traz vida nova a peça, fazendo com que a composição entre os itens modernos acontece de uma maneira muito mais natural.
Agora, se você quer manter a identidade do móvel, a dica é apostar em uma decoração mais neutra no restante do ambiente. A mobília moderna deve ter traços mais leves e você não precisa usar tantos acessórios para compor a decoração.
Além disso, é importante tomar cuidado com as cores. Móveis escuros pedem complementos claros. Prefira pintar as paredes em tons mais neutros e apostar em acabamentos que proporcionam contraste. Por exemplo, na sala de estar, se você usar algumas peças antigas em tom madeira é interessante investir em um tapete claro e alguns acessórios coloridos para quebrar a monotonia.
Na hora de escolher os itens que darão o toque fina na sua composição, você tem duas opções: optar pela mistura de estilo ou ir para o clássico. A segunda alternativa é a mais segura, mas a primeira não deixa de ter um charme todo o especial.
Para quem tem medo de errar, o ideal é procurar por lustres, quadros e abajures com um design bem clássico. Peças pouco chamativas e com um visual mais clean. Mas atenção, não é necessário abrir mão das cores! Apenas prefira os acessórios que não chamem tanta atenção, afinal de contas a estrela dessa composição é o seu móvel antigo.
4 DICAS PARA REAPROVEITAR MÓVEIS ANTIGOS
E se antes de pensar em colocar qualquer uma dessas dicas acima em prática, você precisa mesmo é investir em uma boa restauração para ao seu móvel antigo, aqui vão 4 dicas simples, que prometem deixar o seu xodó em perfeito estado.
1. Preparação e limpeza – O primeiro passo é garantir a limpeza total do móvel. Certifique-se que não há cupins, nem pregos e parafusos tortos. Essa parte é um pouco demorada e exige bastante cuidado. Caso você não se sinta seguro para colocar a mão na massa, pode pedir uma ajuda especializada.
2. Hora da cor – A mudança mais simples que um móvel pode receber é uma boa pintura. Você pode variar bastante na escolha da cor, mas não pode deixar de comprar a tinta certa para o tipo de mobiliário que deseja personalizar.
3. Revestimento em tecido – Se você tem um sofá ou um jogo de cadeiras antigas, uma boa solução para harmonizá-lo com a decoração moderna é trocar os tecidos de revestimento. Escolha uma estampa mais neutra, principalmente se o design do móvel for bem trabalhado.
4. Adesivos – Os adesivos são grandes aliados da decoração: fáceis de aplicar e de encontrar, eles conseguem mudar o visual dos ambientes. Porém, é preciso ter cuidado na hora de usar para não acabar deixando o móvel antigo com cara de mobília de criança. Os adesivos funcionam muito bem na hora de disfarçar marcas e pequenas imperfeições na peça.
Viu como é fácil reformar os móveis antigos? Agora é colocar a mão na massa e deixar a sua decoração muito mais interessante. Mas antes, dá só uma espiadinha nas inspirações que eu separei para você:
Gostou da tendência dos móveis antigos na decoração moderna? Então, conta para mim nos comentários como você faria essa mistura na sua casa. E não deixe de compartilhar o conteúdo com os seus amigos no Facebook.
Bom dia,
Adorei a dica!
Obrigada!
Grata
[…] das dicas para usar peças antigas para decorar? Clique aqui e confira […]
[…] uma casa moderna e urbana não é difícil e nem demanda que se gaste uma fortuna. O segredo está em apostar em um estilo de […]
[…] Os móveis antigos possuem um charme inquestionável, não é mesmo? Quer saber como inseri-los em decorações modernas? Então, clique aqui. […]
[…] Agora que você já sabe como garimpar os brechós e hora de aprender como decorar com móveis antigos. Para isso, clique aqui. […]
[…] A brincadeira entre o modernos dos eletrônicos e o toque vintage dos móveis antigos também faz um grande sucesso na decoração, e deixa qualquer cantinho muito mais rico visualmente. Aliás, se você quiser aprender como fazer essa mistura em casa, não deixe de conferir o post que eu lhe conto todos os segredos desse tipo de composição. É só clicar no link: Móveis antigos e modernos na decoração. […]