O que as cozinhas vintage têm de tão especial? Parece até estranho que, em tempos de modernidade, onde esse cômodo é composto de cada vez mais tecnologia e sofisticação, esse estilo esteja ganhando cada vez mais destaque na decoração, não é mesmo?

Cozinhas vintage

Cozinhas vintage

Enquanto algumas pessoas procuram pelos últimos lançamentos do mercado, tem aqueles que não abrem mão de uma boa dose de aconchego e de uma composição cheia de detalhes, que faz lembrar a casa da vovó – como é o caso das cozinhas vintage. E esse é o charme da decoração: todo mundo pode realizar os seus desejos.

SIMPLES E ESPECIAL

Não é de hoje que o estilo vintage tem feito sucesso no universo decorativo. Seja em pequenas doses ou grandes quantidades, ele sempre se destaca e ganha espaço na casa daqueles que adoram uma decoração bem charmosinha. E a cozinha é um dos espaços preferidos para colocar toda essa magia em prática.

cozinhas vintage 2

Se louças de família, eletrodomésticos coloridos e puxadores de porcelana fazem o seu coração pulsar acelerado, então vem comigo que eu vou te ensinar direitinho como montar uma cozinha vintage na sua casa, sem esquecer de nenhum detalhe. E de quebra ainda tem milhares de inspirações.

COZINHAS VINTAGE

A primeira coisa que precisa ser tida sobre a decoração de uma cozinha vintage é que ela não precisa nenhum pouco caricata. Se você gosta do estilo, mas não se interessa em teletransportar o seu ambiente para os anos 50, não quer dizer que não possa investir em toques retrôs para a composição.

O segredo para criar um visual vintage é apostar em duas coisas: móveis com design característico e algumas cores. Só com isso você já consegue ir montando o seu espaço e não corre o risco de cair no exagero.

cozinhas vintage 3

Porém, se o seu sonho é mesmo ter uma cozinha vintage com tudo que tem direito: do revestimento até os pequenos acessórios, eu separei cinco passos para que você possa montar esse espaço em casa. Com essa listinha em mãos, você sabe por onde começar e também aquilo que não pode faltar na sua decoração retrô. Vamos conferir?

5 passos para uma cozinha vintage

1. Comece pelos revestimentos. Se você puder investir em uma reforma, a dica é iniciar a decoração pela escolha dos revestimentos. E nesse caso temos duas alternativas: ou você garimpa coleções de azulejos antigos em lojas de antiquaria, ou você pode ir em busca de um material novo, porém com um design mais clássico e retrô. E uma opção de revestimento assim é o subway tiles, que você até já pode conferir mais detalhes aqui no blog.

cozinhas vintage 4

Para quem não resiste a um toque de cor na cozinha, os ladrilhos hidráulicos são ótimos para criar um clima vintage na decoração. Porém, as estampas pode cansar com facilidade e essa não é uma escolha tão original hoje em dia.

2. Próxima parada: armários e puxadores. Para quem sonha em ter uma mobília cheia de boas referências, a boa notícia é que muitas marcas tem investido, cada vez mais, em linhas vintage. Hoje você encontra com facilidade peças bem variadas e com cores clássicas. E se você não encontrar nenhum móvel que lhe agrade, sempre pode recorrer ao um marceneiro.

Os puxadores podem ser escolhidos para dar um toque final na composição. Quanto mais trabalhados e ricos em detalhes, melhor! Essas peças, você encontra uma infinita variedade de modelos em lojas especializadas.

3. Cuba em destaque. A cuba de louça grande e em formato retangular é uma das peças mais características da decoração das cozinhas vintage. Elas também são vendidas em lojas de construção, mas se você preferir pode mandar fazer uma em granito claro.

cozinhas vintage 6

Para completar o visual, nada melhor que uma torneira com design bem antiguinho!

4. Armários abertos também são uma opção. Se você tem um ambiente pequeno e acredita no seu poder de organização, pode substituir os armários tradicionais por prateleiras abertas para decorar.

Com louças antigas e objetos de família expostos, a cozinha vintage fica ainda mais bonita e ganha um clima todo especial.

5. Troque o mármore pela madeira. Na hora de montar a sua bancada, você pode dar adeus aos materiais frios, como o mármore e granito e olá para o aconchego e charme da madeira. Porém, é importante que a madeira receba um tratamento especial, a fim de diminuir a porosidade – assim fica muito mais fácil limpar esse espaço.

cozinhas vintage 8

E para completar o visual da sua cozinha vintage, você pode investir em eletrodomésticos com o design retrô. No mercado podemos encontrar diversos modelos de geladeiras, batedeiras e torradeiras bem coloridos e com a cara dos anos 50.

Se você quiser conferir mais detalhes sobre esse estilo de decorar, é só dar uma olhadinha nessas inspirações?

cozinhas vintage 5 cozinhas vintage 7 cozinhas vintage 9 cozinhas vintage 10 cozinhas vintage 11 cozinhas vintage 13 cozinhas vintage 14

Gostou da ideia? Me conta aqui nos comentários o que você acha das cozinhas vintage. Você teria uma em casa?

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!