Reciclagem e decoração são duas coisas que sempre andam de mãos dadas. Seja na hora de reaproveitar materiais que iram para o lixo, ou quando damos vida nova à móveis antigos. A criatividade não tem limites e quanto mais personalidade o projeto tiver mais interessante fica.

E o mais interessante de aliar reciclagem e decoração é que as ideias são democráticas e todo mundo pode entrar na brincadeira – mesmo que acredita não ter habilidade nenhuma com projetos manuais. E para provar que transformar peças soltas em novos móveis é muito simples, eu separei alguns projetos que usam como base gavetas antigas. Vamos conferir?

RECICLAGEM E DECORAÇÃO

Com tantas ideias de “faça você mesmo” para reformar um móvel antigo, abrir mão de uma peça dessas parece até bobagem, não é mesmo? Porém, algumas vezes os danos são tão grandes que não nos restam outra alternativa ao não ser reciclar a mobília por complete.

Reciclagem e decoração: gavetas antigas 9

Reciclagem e decoração: gavetas antigas

Nesses casos, uma boa ideia é aproveitar tudo que estiver em bom estado. Como por exemplo, as gavetas. Você já imaginou quantas coisas podem ser feitas com esse simples elemento? Se ainda não parou para pensar nisso, não tem problema, porque eu separei nove projetinhos muito charmosos para você fazer aquela gaveta sem utilidade virar estrela principal na sua decoração.

GAVETAS ANTIGAS na decoração

Como qualquer projeto de transformação é importante tomar alguns cuidados para que o resultado seja o mais bonito. Antes de qualquer coisa, faça uma boa higienização na sua gaveta e se for necessário lixe toda a superfície para remover qualquer imperfeição.

Depois que a sua gaveta estiver pronta é só escolher um revestimento e um projeto para dar um vida nova para ela dentro dos seus ambientes. Para ter várias inspirações e colocar a mão na massa, aqui vão alguns projetos.

Nichos de gavetas. Já pensou em ter um nicho charmoso em casa e não precisar gastar quase nada para isso? Com ajuda de uma gaveta antiga, você consegue um efeito charmoso e bem original. O projeto é muito simples: lixe a peça, passe algumas demãos de tinta colorida – ou apenas verniz, se preferir – e fixe na parede.

Reciclagem e decoração: gavetas antigas

Além de ficar muito bonito, os novos nichos ainda ajudam na organização dos ambientes. E se você repetir o processo com mais gavetas, pode criar uma composição bem interessante na parede.

Estante de gavetas. Os nichos não são suficientes para organizar a sua bagunça? Então, que tal se aventurar em um projeto um pouco mais elaborado e montar uma estante. O princípio é o mesmo, e você pode brincar com as cores e formas na hora decorá-la.

Reciclagem e decoração: gavetas antigas 2

Também fica muito bonito se você usar gavetas de móveis diferentes para criar a sua estante. Aí só usar a criatividade para ter um móvel extremamente original e divertido.

Cabideiro. Ainda com a técnica de fixar as gavetas antigas na parede, você pode criar um gaveteiro bem charmoso para o seu hall de entrada. A ideia é usar apenas a parte de frente desse elemento e colocar alguns puxadores a mais para organizar os casacos e bolsas de quem acaba de chegar.

Reciclagem e decoração: gavetas antigas 3

Para deixar o seu cabideiro ainda mais bonito e com o seu estilo, você ainda pode investir em uma pintura diferente ou um revestimento de tecido. Aposte em cores e detalhes que combinem com o ambiente no qual ele será inserido.

Mesinha lateral. Uma gaveta + alguns pezinhos = um mesinha lateral bem charmosa. O projeto é simples e nem precisa muito esforço. O resultado é muito fofo!

Reciclagem e decoração: gavetas antigas 4

A mesa pode ser usada ao lado do sofá na sala de estar ou como criado mudo na cama. E mesmo que o novo móvel não siga a mesma linha decorativa do ambiente, a composição ganha um charme extra com esse toque diferente.

Caixa organizadora. As gavetas já possuem uma natureza organizadora, não é mesmo? Então, porque não transforma-la em outra peça para deixar a casa em ordem? Com algumas rodinhas embaixo da sua gaveta, você ganha uma caixa organizadora para guardar alguns objetos.

Reciclagem e decoração: gavetas antigas 5

As gavetas podem ficar sob a cama e acomodar calçados e outros itens que não usados com tanta frequência. Com isso, você aproveita a gaveta e ainda economiza espaço.

Bandeja. Se você tiver uma gaveta pequena, pode transformá-la em uma bandeja para organizar alguns itens em cima da mesa de centro da sala de estar, ou ainda para servir algumas bebidas naquele almoço descontraído.

Reciclagem e decoração: gavetas antigas 6

Você ainda pode usar a sua nova bandeja na cozinha para organizar os temperos. Tudo ganha um novo lugar e o ambiente ainda fica com um toque de charme. Para deixar a gaveta mais bonita, a dica é revestir o interior com tecido adesivo ou papel contact estampado.

Pufe com gaveta. Uma gaveta grande + uma almofada colorida = conforto e charme. A matemática da decoração é muito simples e você vai adorar ter esse projetinho em casa. O pufe é versátil e você pode colocar o novo móvel em qualquer ambiente da casa.

Reciclagem e decoração: gavetas antigas 7

Para incrementar o seu projeto com a gaveta antiga, coloque algumas rodinhas na parte inferior e invista em um tecido bem bonito para a almofada.

Cabeceira para cama. E se você quer um projeto para renovar a decoração do quarto, a cabeceira feita com gavetas é uma ótima opção. A ideia é bem divertida e ainda garante um espaço para organizar algumas coisinhas que precisam estar sempre ao nosso alcance.

Reciclagem e decoração: gavetas antigas 8

Gostou dos projetos? Conta para mim aqui nos comentários qual é a sua ideia preferida. E se você colocar alguma deles em prática, não deixe de compartilhar aqui.

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!