Quem não gostaria de ter uma sala de estar decorada com muito charme e estilo para receber os amigos e também aproveitar os momentos de folga? O segredo para uma composição de sucesso nesse ambiente é aliar beleza e conforto, sem esquecer de colocar um toque de tecnologia e praticidade.

sala de estar decorada

Dicas e inspirações: sala de estar decorada

Parece muito complicado. Porém, a decoração parte de escolhas simples, que juntas, farão uma diferença incrível na sala de estar. Para que você alcance o resultado desejado, eu vou lhe ensinar o passo a passo da decoração desse ambiente e ainda trazer alguns inspirações ricas em detalhes e boas ideias. Confira!

CONFORTO DA PAREDE AOS ACESSÓRIOS

Ter uma sala de estar decorada é um exercício que leva tempo e deve ser feito com bastante paciência. O mercado oferece uma infinidade de opções para revestimentos, acabamentos, móveis e itens decorativos. Você com certeza encontrará as peças que mais se encaixam no seu estilo e orçamento, mas para isso é preciso procurar e investir tempo.

sala de estar decorada 2

Por isso, o primeiro passo para a decoração desse espaço é o planejamento – assim como n maioria dos casos. Busque opções, pesquise preços e não deixe de conferir muitas inspirações em revistas e também em sites sobre o tema. Assim, você consegue visualizar exatamente o que você quer, precisa e pode fazer.

SALA DE ESTAR DECORADA

Partindo para a parte prática da decoração, o primeiro passo é escolher os revestimentos de pisos e paredes. Aqui a ideia é investir em materiais que ofereçam a sensação de calor e conforto ao ambiente, como é caso da madeira. Para o piso, os revestimentos mais indicados são os laminados e porcelanatos. Além de serem muito bonitos, eles são fáceis de limpar e possuem uma incrível durabilidade. E se você tem dúvidas sobre o uso do carpete, aqui no blog tem um post completinho explicando as vantagens e desvantagens de ter esse revestimento em casa.

sala de estar decorada 3

Já nas paredes, os painéis de madeira são os grandes queridinhas da vez. Isso porque, além de proporcionar calor e conforto ao ambiente, eles podem ser utilizados como um móvel para organização e otimização de espaço. Você dá um toque todo especial na sala e ainda aproveita todos os centímetros da parede para decorar. Impossível resistir, não é mesmo?

Quando o assunto é acabamento a palavra de ordem é clássico. Isso inclui a escolha de vários detalhes do ambiente, como os rodapés, os interruptores e até mesmo a cor das paredes. O melhor é apostar em alternativas simples e que combinem com vários estilos. Assim, sempre que você enjoar da composição do espaço, é só fazer um troca nos móveis ou acessórios.

sala de estar decorada 5

E falando em móveis, é nessa parte que a sala de estar começa a ganhar forma. A escolha entre design e cores vai depender muito do estilo da sua decoração, mas é importante levar alguns detalhes em consideração para ter um resultado harmônico e bem aproveitado.

Primeiro, aposte em peças que condizem com o tamanho da sua sala de estar. De nada adianta ter o sofá mais confortável do mundo, se ele irá tomar todo o espaço de circulação. Também vale investir em móveis mais clássicos, que são fáceis de combinar e permitem uma variação maior na hora de misturar elementos e texturas.

Um sofá, uma mesa de centro e uma estante são os móveis que não podem faltar de jeito nenhum. Poltronas, aparadores e mesinhas laterais são peças complementares e que só devem fazer parte da composição, se houver espaço disponível.

E por fim, a alma de uma sala de estar decorada: os acessórios. Essa é a hora de trazer personalidade e estilo à decoração. Cortinas, tapetes e almofadas são as peças titulares. Elas que vão deixar a sua sala com um toque de conforto. Quadros, lustres, vasos, abajures e outros enfeites podem variar bastante – só não podem faltar. O interessante aqui é investir em objetos que identifiquem os moradores.

Para que você possa se inspirar e coletar milhares de boas ideias para deixar a sua sala decorada com muito estilo, aqui vão algumas imagens de ambientes bem compostos.

sala de estar decorada 4 sala de estar decorada 6 sala de estar decorada 7 sala de estar decorada 8 sala de estar decorada 11 sala de estar decorada 12 sala de estar decorada 13 sala de estar decorada 9 sala de estar decorada 10

E então, gostou das dicas e inspirações? Comenta aqui como é a sua sala de estar decorada dos sonhos e não deixe de compartilhar o conteúdo lá no Facebook com os seus amigos.

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!