CASA E COR

Escolher a paleta de cores ideal para cada ambiente pode parecer uma tarefa bem complicada. São tantas as opções e variedade de tons disponíveis no mercado que optar por um, parece abri mão dos outros, não é mesmo? Por outro lado, a boa notícia é que podemos eleger várias cartelas de cores diferentes para os ambientes da casa. Porém com uma condição: as tonalidades devem conversar entre si, proporcionando um clima de harmonia da residência toda.

Paleta de cores na decoração

O segredo para fazer o melhor investimento de cores é combinar o gosto pessoal dos moradores com as tendências de decoração. Para começar, faça uma lista em ordem de preferência com todos os tons que possui afeição e gostaria de inserir na composição, variando entre os frios e os quentes. Essa primeira parte do processo será muito importante para definir a paleta a ser usada, pois lhe dará um caminho a seguir, eliminando diversas cores.

Paleta de cores na decoração

Existe um fator que influencia muito na hora de escolher os tons que mais combinam com cada ambiente: a atmosfera da decoração. Ou seja, cada cor tem a capacidade de transmitir algumas sensações diferentes. Enquanto o azul é responsável por criar um clima de tranquilidade e paz, o rosa é calor e conforto e o verde é ideal para quem busca equilíbrio em um espaço. Segundo a psicologia das cores, é importante optar por tonalidades que acalmem em ambientes como os quartos. Mas é claro que, se for do seu gosto, você pode decorar com tons de amarelo e vermelho. Tudo é uma questão de gostos e cuidados para evitar exageros.

Outra dica legal para fazer uma boa escolha, é salvar inspirações encontradas na internet. Sabe quando você está navegando pelos seus sites preferidos e se depara com um ambiente decorado como nos seus sonhos? Salve a volte e experimente extrair algumas ideias presentes na imagem. Uma vez visualizando como fica na prática, é mais fácil ver se as cores combinam entre si e com a decoração do seu espaço.

E por último, um reforço de ideia: faça escolhas baseadas na sua personalidade. Se o resultado final for uma paleta bem diferente e com combinações extravagantes e você se sentir completamente bem dentro do ambiente decorado, o objetivo foi alcançado com sucesso. Decorar e colorir a casa são dois exercícios de expressão de personalidade e sentimentos.

E para inspirar um pouquinho, separamos algumas fotos de ambientes coloridos, sóbrios, simples e exagerados. Qual combina com você?

 

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!