ARTESANATO

Não, esse não é um post sobre cochicho, fofoca ou mexerico. Esse é um post sobre o fuxico. Aquele enroladinho de tecido, bem delicado e cheio de charme sabe? A origem dessa técnica não existe nos registros, ela vem sendo colocada em prática há tantos anos, que a sua história facilmente pode se confundir com a invenção do tecido. O fuxico é feito de retalhos e depois de confeccionados são presos um no outro para criar diversas peças decorativas, por isso, também pode entrar na categoria do patchwork.

Fuxico na decoração

Fuxico na decoração

Assim como na moda, as tendências no universo da decoração viajam no tempo, e ora desaparecem, ora voltam com força total. O fuxico, por exemplo, fazia sucesso na composição dos ambientes na casa de nossas avós, andou um pouco sumido, mas hoje é considerado um hit de decoração, trazendo graciosidade e charme aos lares atuais. Seja na tradicional colcha, ou nas modernas almofadas, a técnica tem se espalhado e conquistado muitas pessoas.

FUXICO NA DECORAÇÃO

O uso do fuxico na decoração na se limita à confecção das colchas. Hoje, ele se faz presente em almofadas, luminárias, cortinas, tapetes e outros objetos decorativos. A graça e o charme dessa técnica vêm da delicadeza que cada bolinha de tecida é feita. Para um bom resultado o trabalho é minucioso, e o tecido de cada retalho é escolhido com muito cuidado. Na hora da montagem é que as peças ganham forma e também estilo. O fuxico pode ser feito com tecidos coloridos, ou receber uma textura sóbria, se encaixando na decoração de qualquer ambiente da casa.

Essa é uma técnica que chama atenção e marca presença na composição, por isso, se você faz parte da turma dos mais discretos, a dica é investir no fuxico nos detalhes. Ele pode aparecer no barrado da cortina ou no revestimento do porta-retratos. Tem fuxico para todos os gostos, confira aqui como se tornar uma profissional de fuxico e após confira a galeria e se inspire:

Quer saber mais sobre Fuxico? Acesse aqui e torne-se perita no assunto!

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!