ESTILO E DECORAÇÃO

São os nossos gostos pessoais e os traços da nossa personalidade que norteiam a decoração da nossa casa. Eles são responsáveis por definir todas as escolhas que iram compor os ambientes, desde a cor das paredes, até o mobiliário e os acessórios. Essas preferências fazem parte dos estilos decorativos. E são elas que fazem com que você prefira um sofá estampado ao invés de um tradicional, ou ambientes compostos de cores neutras, fugindo dos exageros de cores.

Você conhece as características de cada estilo de decoração? Você sabe definir em qual deles a sua casa se encaixa? Clássico, rústico, retrô, eclético ou contemporâneo. Todos os estilos têm o seu charme e podem conter detalhes que lhe agradam. Quer saber qual linha de decoração tem a ver com a sua personalidade? Então, fique de olho particularidades de cada estilo decorativo e descubra.

ESTILOS DECORATIVOS

ESTILO CLÁSSICO

A marca principal do estilo clássico são os detalhes rococós e os acessórios rebuscados. Ao falar em uma decoração clássica estamos nos referindo a um ambiente composto por móveis antigos, tapetes trabalhos, cores neutras e riqueza de elementos. Oriundo da arquitetura grega e romana, esse estilo valoriza o uso dos materiais ricos, como o mármore. Para adaptar às composições de hoje em dia e não exagerar é possível fazer combinações menos pesadas, utilizando peças antigas com um fundo neutro, o resultado fica mais atual.

estilos decorativos

ESTILO RÚSTICO

Ambiente rústico é sinônimo de aconchego. Para trazer o clima do campo para dentro da cidade é necessário apostar nos tons inspirados na natureza e materiais com pouco acabamento. Nesse estilo, os detalhes fazem toda a diferença e quanto mais imperfeições as peças tiverem mais próximo da rusticidade a decoração se encontra. Aqui o artesanato é bem vindo, tem espaço para as flores e também para o contraste da tranquilidade dos tons terrosos com o colorido dos tapetes de patchwork e das almofadas de fuxico.

estilos decorativos 2

ESTILO RETRÔ

Também conhecido como vintage, o estilo retrô é composto por móveis e acessórios com design antigo. Inspirado na casa da vovó, ele é responsável por um mistura de nostalgia e charme. O estilo é tendência, e as peças antigas são motivos de disputas nos brechós. Desde os móveis de pés palitos e linhas retas, até os eletrodomésticos coloridos e arredondados, todos os itens fazem muito sucesso. O mais interessante é a possibilidade de criar, misturar e reinventar. Tudo é bem vindo!

estilos decorativos 3

ESTILO CONTEMPORÂNEO

Cores neutras. Linhas retas. Poucos elementos. Assim é possível definir o estilo contemporâneo. A máxima “menos é mais” é lei nesse tipo de decoração. Os acessórios só são utilizados nesses ambientes se forem charmosos e bem elaborados. A grande vantagem é em relação a praticidade e alta compatibilidade com a rotina da vida moderna. Simplicidade e sobriedade são palavras chaves no estilo contemporâneo.

estilos decorativos 4

ESTILO ECLÉTICO

O estilo eclético é marcado pela personalidade. Aqui a decoração é livre, divertida e cheia de detalhes. Para não errar, é precisa saber dosar a mão e cuidar com o exagero. A grande vantagem é a possibilidade de brincar bastante com os objetos, estampas e cores. Esse é um estilo para quem não se preocupa com padrões e normas decorativas.

estilos decorativos 5

E então, qual o seu estilo? Consegue escolher, ou você é uma mistura de todos? O importante ao decorar é criar ambientes que combinem com os nossos traços de personalidade e criem um clima agradável para passar bons momentos.

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!