MODERNO E ANTIGO EM UM MESMO ESPAÇO

Já pensou em trazer elementos antigos na decoração moderna? Parece difícil, mas com algumas dicas você monta um espaço cheio de charme.

Elementos antigos na decoração moderna

Elementos antigos na decoração moderna

Boiseries. Dosséis e Mosqueteiros. Passamanes. Pode ser que você não saiba o significado de nenhuma dessas palavras. Eles são elementos de decoração que fizeram muito sucesso na decoração de ambientes em séculos passados, e agora aparecem com força total dentro do estilo clássico, até mesmo do contemporâneo, ao serem combinados com elementos modernos. Para você compreender nós explicamos o que é cada um desses acessórios e como usa-los sem erros.

Elementos antigos na decoração moderna

Os boiseries, são aquelas molduras nas paredes vistas em decorações francesas do século 17. Elas eram usadas para deixar os ambientes mais suntuosos e sofisticadas e eram fabricadas somente em madeira. Hoje, elas podem ser encontradas em gesso ou polipropileno e são apenas coladas nas paredes.

Elementos antigos na decoração moderna 2

Já o dossel é o conjunto de hastes colocado sobre as camas e berços para suportar o tecido chamado de mosqueteiro. Na época em que surgiu tinha a função de proteger as pessoas dos insetos durante a noite, porém hoje a peça tem um forte apelo estético.

Elementos antigos na decoração moderna 3

E por fim, os passamanes. Eles são aquelas e fitas, cordões ou bordados aplicados para adornar cortinas barrados de sofás e almofadas. O elemento surgiu pela mão de artesões na Idade Média.

Elementos antigos na decoração moderna 4

Essas peças de decoração antigas ainda podem fazer muito sucesso na hora de compor um ambiente. Além da sua beleza, elas carregam uma carga cultural e remetem à épocas passada, o que é sempre tendência. A regra para não errar é cuidar o exagero! Por serem marcantes, muitos elementos de estilos diferentes em um mesmo espaço podem acabar criando um clima de desorganização e poluição visual. Confira a galeria e se inspire.

Mais inspirações? Clique aqui.

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!