Você sabe como organizar o quarto? Se tem uma coisa que influencia na decoração de um espaço, essa coisa é a organização. De nada adianta escolher os melhores móveis e investir em acessórios incríveis, se a bagunça vai deixar tudo em segundo plano. Porém, mais importante que organizar é conseguir manter tudo em ordem.

como organizar o quarto

Como organizar o quarto

Se você também faz parte do time das bagunceiras e por mais que tente, os ambientes parecem ter vida própria, saiba que você não está sozinha. E mais: saiba que esse post é especialmente para você. Quer aprender como organizar o quarto e se livrar dos contratempos causados pela bagunça? Então, vem comigo que eu vou te mostrar várias dicas que irão fazer toda a diferença.

TUDO NO LUGAR

Mais do que atrapalhar a decoração, a falta de organização tem um efeito psicológico. Já reparou como a casa fica muito mais leve quando tudo está limpinho e no lugar? Isso acontece porque a bagunça é causadora do estresse e também é campeã em complicar a nossa rotina. Afinal de contas, quem nunca se atrasou porque não conseguia encontrar algo importante em meio a muitas coisas fora do lugar, não é mesmo?

como organizar o quarto 2

Sendo assim, aprender como organizar o quarto é muito importante e pode poupar um bom tempo durante as atividades diárias. Do armário até as gavetinhas que nunca são usadas, tudo pode ganhar uma nova forma de dispor os objetos, com o objetivo de valorizar a decoração e otimizar o funcionamento da nossa rotina.

COMO ORGANIZAR O QUARTO

O primeiro passo durante qualquer organização é fazer uma limpeza geral. Abra as gavetas da cômodo, os compartimentos da penteadeira e as portas do guarda-roupa e elimine tudo aquilo que não tem utilidade está apenas ocupando espaço. Você pode doar, vender, reformar e em últimos casos fogar fora. O que não pode acontecer é acumular uma grande quantidade e itens que nem se quer são usados.

Depois é só separar todo os objetos em três categorias: usados com frequência, usados às vezes e quase nunca usados. Isso vai ser muito importante na hora de definir o lugar de cada coisa e também na hora de garantir que a organização dure por muito mais tempo. Porque, se você colocar as camisetas menos usadas na parte mais baixa do seu armário, e as mais usadas em um ponto de difícil acesso, você sempre precisará fazer uma grande bagunça para chegar nelas.

como organizar o quarto 3

E isso não se limita apenas às roupas no armário. Maquiagens, acessórios, sapatos e outros materiais também devem receber uma atenção toda especial na hora de serem armazenados. Itens pequenos e em grande quantidade, como anéis e outras bijuterias que não correm o risco de quebrarem devem ser organizadas em caixas. Além de garantir que nada se perca, você aproveita um bom espaço com os organizadores.

Maximar cada centímetro do ambiente também é muito importante – independente do tamanho do seu quarto.. Procure ocupar o espaço que fica embaixo da cama para organizar coisas que não são utilizadas com tanta frequência. Assim, você abre espaço no armário para as coisas que realmente importam. Cintos, lenços e bolsas devem ser armazenados de uma forma que não estraguem e que não ocupem muito espaço. O mais indicado no caso dos cintos e lenços é fixá-los em cabides. Já as bolsas, devem ser organizadas em um espaço arejado e de preferência com algum enchimento para que não percam a sua forma.

como organizar o quarto 4

A cama como uma aliada na organização do quarto

Falando em organizar e aproveitar todos os espaços do ambiente, as prateleiras e nichos são fundamentais. Discretas e bem tradicionais, elas se encaixam em composições de todos os estilos e podem ser usadas para organizar perfumes, produtos de beleza e outros acessórios que precisam estar sempre à mão. Também é legal que você não sobrecarregue o visual desses móveis. Evite abusar nos itens decorativos, caso contrário, o organização pode ganhar ares bem bagunçados.

Outra dica interessante é ter uma gaveta da bagunça. Isso mesmo! Permita-se ter um espaço no quarto em que você pode colocar tudo aquilo que não tem um lugar específico ou que não está com vontade de organizar no momento. Isso é bom, porque você limita o espaço em que a bagunça pode acontecer, ao invés de deixar tudo espalhado pelo quarto. Mas lembre-se: de tempos em tempos é interessante dar um limpadinha na sua gaveta da bagunça.

Confira algumas ideias que facilitam na hora de organizar o quarto:

como organizar o quarto 5 como organizar o quarto 6 como organizar o quarto 7 como organizar o quarto 8 como organizar o quarto 9 como organizar o quarto 11 como organizar o quarto 10

E então, aprendeu como organizar o quarto? Se você tem mais alguma dica infalível para mandar a bagunça embora, não deixe de compartilhar comigo aqui nos comentários. Afinal de contas, nós bagunceiras por natureza, precisamos nos unir contra esse mal, não é mesmo?

Para mais ideias de organização, confira o post: Como organizar o armário.

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!