Quem convive de perto com a rotina dos pequenos, sabe o quanto estar atento a dicas de organização para o quarto das crianças é importante. Isso porque, esse sempre é um espaço de grande fluxo e de muita bagunça. São materiais escolares, brinquedos espalhados e muita disposição, que para dar conta só mesmo investindo em soluções de aproveitamento de espaço e organização.

Dicas de organização para o quarto das crianças

Dicas de organização para o quarto das crianças

Para decorar e organizar um quarto de criança com excelência é preciso prestar atenção em alguns detalhes, como por exemplo a disposição dos móveis, a otimização das medidas e facilidade de manter o espaço limpo. Seguindo essas ideias e adicionando um pouco de personalidade ao ambiente, você tem o quarto ideal. Ainda está achando complicado? Então, confere as dicas e inspirações que eu separei para você.

ORGANIZAÇÃO E DECORAÇÃO

Antes de começar a organização e decoração do quarto do seu filho, imagine esse espaço como uma sala de brinquedo e também como um cantinho de estudos. O ambiente precisa estar pronto para receber os momentos de relaxamento do pequeno, suportar as brincadeiras e também oferecer um local tranquilo para que ele possa fazer as tarefas da escola.

Dicas de organização para o quarto das crianças 2

Com planejamento e algumas dicas de organização para o quarto das crianças, você conseguem montar um espaço multifuncional para acompanhar todo o pique do seu filho (a).

Dicas de organização para o quarto das crianças

Antes de começar a organização, promova uma ação de desapego no ambiente. Tudo aquilo que não tem mais serventia ou que não está sendo mais usado deve ser eliminado – isso vale para roupas, brinquedos e também materiais escolares antigos. Separe o que pode ser doado e o restante jogue fora.

Também é importante que você inclua as crianças em todo o processo. Porém, faça dessa atividade um momento de lazer, deixe o clima leve e aproveite o momento junto com os pequenos. Isso vai ajudar os pequenos a desenvolver o senso de responsabilidade. Sem contar que toda vez que eles pensarem em deixar a bagunça acumular, lembrarão do trabalho que dá colocar em ordem.

Dicas de organização para o quarto das crianças 3

A grande questão para a organização do quarto das crianças é o aproveitamento de espaço. Mesmo quando o ambiente é grande, investir em composições horizontais é sempre uma ótima escolha. Estantes ou prateleiras podem receber caixas para que os brinquedos fiquem muito mais organizados. A ideia é que tudo fique ao alcance dos pequenos, tanto para hora de brincar, quanto no momento de guardar tudo.

E a ideia é otimizar as medidas do ambiente, não deixe de usar o espaço embaixo da cama para acomodar alguns itens. Seja com as tão queridas caixas organizadoras ou com os gavetões, os materiais escolares dos anos passados podem ficar em ordem e bem conservados.

Os trabalhinhos feitos na escola podem ser digitalizados e guardados em uma pasta dentro do computador. Assim, você não ocupa espaço físico e ainda não perde nenhuma memória. Aqueles desenhos mais especiais podem sere guardados em caixas de camisa dentro do armário, em um local seco e arejado para que se conservem por mais tempo.

Dicas de organização para o quarto das crianças 4

Ainda aproveitando o talento do seu pequeno, você pode usar os trabalhos escolares para decorar a parede. Emoldure os desenhos ou coloque em pequenos varais para deixar o ambiente divertido e cheio de personalidade. Isso também ajuda na auto-estima da criança, uma vez que ela sente o seu esforço ser valorizado.

Nessa época as crianças possuem uma mochila para escola, uma lancheira, uma bolsa para natação outra para o futebol e assim por diante. Para que nada fique espalhado pelo quarto, é interessante colocar um cabideiro atrás da porta. Dessa forma, casacos do uniforme e acessórios ficam sempre em ordem.

Para encerrar, confira algumas inspirações de quartos de crianças bem organizados e cheios de boas ideias:

Dicas de organização para o quarto das crianças 5 Dicas de organização para o quarto das crianças 6 Dicas de organização para o quarto das crianças 7 Dicas de organização para o quarto das crianças 8 Dicas de organização para o quarto das crianças 9 Dicas de organização para o quarto das crianças 10

Gostou das dicas de organização para o quarto das crianças? Não deixe de compartilhar se você tiver mais alguma alternativa para manter esse espaço em ordem! Aqui deixo outras dicas sobre decoração de quarto de crianças!

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!