Muitas pessoas consideram sustentabilidade um assunto que só é abordado nas diretrizes de grandes empresas, mas muito se engana quem não vê a extensão dessa preocupação em todos os aspectos da sociedade. Nas escolas, nos restaurantes, nas lojas de roupas, cabeleireiros e até nos lares, esse é um assunto de grande importância.

Lar Sustentável

Lar Sustentável

O mercado tem investido em soluções capazes de transformar o seu lar em uma prática mais do que sustentável, melhorando também o desempenho deste. Tornando possível economizar nas contas de água e luz, arquitetos elaboraram algumas dicas muito acessíveis para tornar esses conceitos em realidade.

• No banheiro: O sistema ideal para o aquecimento de água não é o elétrico, muito menos o a gás. O aquecedor solar, além de compensar o investimento inicial, é muito eficaz no aquecimento da água, gerando pouca manutenção e baixo impacto no meio ambiente. A instalação não demanda muito tempo ou mão de obra e pode ser feito em um dia dependendo da extensão da rede de água.

• No Jardim: A água da chuva pode ser reaproveitada para diversos fins. Diversas empresas utilizam um sistema de captação para que estas sejam usadas no esgoto, por exemplo. Na sua casa, a água que cai da calha pode ser encaminhada para um reservatório e depois ser utilizada para regar o jardim ou lavar o carro.

• Dentro de casa:
– Além de sempre ficar atento a possíveis vazamentos, o controle das atividades que envolvem recursos naturais como lavar louça e roupa, tomar banho e refrigerar a casa com ar-condicionado ou ventilador pode ajudar em economizar tanto no bolso, quanto no meio-ambiente.

– Se algum cômodo recebe luz solar constantemente durante o dia, o paisagismo pode proteger a casa da insolação direta, principalmente na ala oeste. Plantas perto das paredes expostas ao sol amenizam o aquecimento da casa. Pintar o telhado de branco repele a radiação e, além de combater o aquecimento global, diminuindo o efeito estufa, torna a casa fica menos quente, reduzindo o consumo de energia.

– Para melhorar a iluminação dentro de casa, utilize cores claras na pintura das paredes. Se quiser incrementar a decoração com cores nas tintas, priorize ambientes menos utilizados, para que a iluminação seja menos constante.

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!