LINHAS E FORMAS

Existem várias maneiras de decorar um ambiente. Mesmo sem perceber, quando escolhemos a posição dos móveis ou a quantidade de objetos que iram compor a estante, estamos trabalhando com formas geométricas. A decoração pode assumir traços simétricos ou assimétricos. Essa questão é fundamental para definir um estilo para a casa. Se você procura criar um espaço despojado, deve investir em uma composição assimétrica. Agora se utilizar a simetria na hora de decorar, terá um resultado muito mais sério e sofisticado. As duas possibilidades são muito bem vindas e capazes de compor lugares muito confortáveis e atrativos.

Simetria na decoração

Simetria na decoração

Antes de definir como quer decorar a casa, é necessário entender os conceitos de simétrico e assimétrico. É importante deixar claro que elas podem ser misturadas em um mesmo ambiente, criando uma decoração moderna e bem democrática. Quando o assunto é decoração, o recomendado é sempre testar, experimentar e verificar todas as possibilidades, dessa forma não tem como errar.

Simetria na decoração

A decoração simétrica é uma forma bastante convencional de decorar. O principal comprometimento desse estilo é com as proporções. Na prática funciona assim: se o lado direito da sala possui duas poltronas, o lado esquerdo também terá. É uma maneira de evitar erros, deixando os ambientes harmoniosos. O que caracteriza a decoração simétrica é a disposição dos móveis e a utilização das cores, criando um clima de muita organização e agradável visualmente.

Simetria na decoração 2

Decoração assimétrica.

Na decoração assimétrica as coisas são um pouco diferente. Ela surge com o objetivo de quebrar a monotonia de um espaço e criar uma composição bem descontraída e cheia de personalidade. Apesar do descompromisso com o padrão, é preciso tomar cuidado para fugir dos exageros e das combinações inapropriadas. Investir nessa forma de decorar é uma oportunidade para cometer algumas ousadias na hora de fazer as misturas.

Há também a possibilidade de fazer uma mistura entre a simetria e assimetria. A mistura dos estilos é bem vinda, e deixa o cômodo bastante moderno e atrativo.

Para deixar a casa sempre por dentro da moda, confira o post: Três tendências de decoração.

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!