Alguma vez você já deixou de mudar os ambientes em casa com medo de quebrar as regras de decoração? É muito comum vermos listas de coisas que não devem ser feitas na hora de  montar novas composições. Porém, a verdade é que para ter um espaço de personalidade e com atitude algumas regras de decoração podem ser quebradas sem medos. Misturas cores, brincar com as texturas e criar novos estilos são alguma das coisas muito bem vindas nesse novo conceito de composição.

regras de decoração

Conheça as regras de decoração que devem ser quebradas

Quer saber quais regras de decoração devem ser quebradas em nome de um resultado cheio de charme? Eu vou te contar todos os detalhes e ainda vou lhe mostrar algumas inspirações para deixar a sua casa muito mais bonita. Vamos conferir?

PERSONALIDADE PARA DECORAR

As regras de decoração são ótimas aliadas de quem está começando a decorar e tem medo de cometer grandes erros. Porém, segui-las completamente pode limitar muito as possibilidades de criação dentro de um espaço. O importante é encontrar um equilíbrio entre o que você gosta e o que deve ser feito para valorizar as qualidades da sua casa. Afinal de contas, uma das regras de decoração mais importantes é decorar com personalidade, não é mesmo?

regras de decoração 2

Quando o assunto é decoração, as regras funcionam como um apoio e não uma lei. Por isso, é interessante que você adicione elementos que combinem com o seu estilo, mesmo que os livros digam que não é possível. Ter um cantinho agradável e convidativo também depende do quanto ele consegue dizer sobre você.

REGRAS DE DECORAÇÃO

Cores só devem ser usadas nos detalhes – Todo mundo sabe que usar tons coloridos apenas em alguns detalhes é o jeito mais fácil de combinar as cores e acertar no resultado final. Mas a verdade é que essa regra só funciona para quem gosta da decoração neutra e sente necessidade de mudar os ambientes com frequência. Se você faz parte daquele grupo de pessoas que não resiste a um ambiente colorido, não tenha medo de misturar as cores e conquistar uma composição bem alegre. As tonalidades fortes podem ser usadas tantos nos móveis como nas paredes – mas é importante tomar cuidado para acabar com a sensação de espaço.

regras de decoração 3

Tudo precisa combinar – Nem sempre combinar cada detalhe é sinônimo de decoração elegante. Quando apostamos apenas em uma cor ou só um acabamento para os móveis, o risco de conquistar uma composição monótona é muito grande. Parece que tudo faz parte de um mesmo conjunto de peças, comprados prontos em uma loja de decoração. A mistura de estampas e estilos é perfeita para criar um efeito interessante e deixar cada cantinho com um toque especial.

regras de decoração 4

Existem cores de meninos e cores de meninas – Essa é uma das regras mais sem sentido do universo decorativo. Não existem tons exclusivamente femininos ou masculinos. Mesmo o rosa, que sempre foi o representante das meninas, pode ser usado em composições neutras e ganhar um toque mais rústico. Restrições como essas podem impedir combinações maravilhosas para os seus ambientes.

regras de decoração 5

O teto precisa ser branco – Quem disse? Aqui no blog você até já pode conferir várias inspirações para colorir esse cantinho do ambiente. A mudança é muito bem vinda e é uma opção perfeita para quem quer adicionar um pouco de cor na decoração, mas não sabe por onde começar. Sem contar que, quando enjoar, é fácil e barato dar uma cara nova ao teto.

regras de decoração 6

Gostou das regras de decoração que devem ser quebradas em prol de um resultado cheio de personalidade e charme? Você já deixou alguma delas de lado na hora de montar o seu cantinho? Conta para mim aqui nos comentários!

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!