A iluminação natural é um daqueles detalhes que não podem  ser deixados de lado quando o assunto é decoração. Responsável por aumentar a sensação de espaço e criar efeitos muto interessantes nos ambientes, esse é um recurso que sempre deve ser utilizado nas composições. Janelas grandes, portas arejadas e materiais leves são perfeitos para deixar a iluminação natural e para valorizar ainda mais a estrutura da casa.

Iluminação natural

Iluminação natural

Porém, em alguns casos, só a luz que entra pela janela não é suficiente para garantir uma boa luminosidade para a casa. Pensando nisso, o post de hoje traz alguns recursos arquitetônicos que podem ser utilizados por quem quer aproveitar todos os benefícios da iluminação natural. Se você está pensando em reformar ou construir, pode ser uma boa ideia dar uma conferida nessas inspirações!

CASA BEM ILUMINADA

Está mais do comprovado que o sol, em doses moderadas, faz muito bem à saúde. E na decoração, não é diferente. Para uma casa bem arejada e com um clima clean, é indispensável apostar na iluminação, melhor ainda se ela for natural, contribuindo para a decoração e economizando energia. Alguns truques simples na hora de construir a casa, como apostar em materiais transparentes e janelas grandes, facilitam a entrada do calor do sol na nossa casa.

Iluminação natural 2

Para deixar a casa bem iluminada sem ajuda de projetos de iluminação artificial, basta escolher os materiais e revestimentos certos. Além de contribuir para o resultado da decoração, essas medidas proporcionam uma grande economia de energia elétrica, uma vez que dispensam a utilização de lâmpadas em grande parte do dia.

ILUMINAÇÃO NATURAL

A iluminação natural é muito bem vinda em qualquer ambiente da casa. Do banheiro pequeno, até a grande sala de estar, esse é recurso que nunca é demais e sempre adiciona charme e leveza. Muitas vezes a casa não possui uma boa localização e as janelas normais não são suficientes para garantir que o espaços recebam uma boa quantidade de luz. Sendo assim, existem várias alternativas modernas e práticas que podem ser utilizadas para resolver o problema. Confira as mais conhecidas!

Peles de vidro – Essas nada mais são do que grandes paredes de vidro. Muito usadas em edifícios comerciais, elas também pode ser aproveitadas na construção de residências. O conceito é muito moderno e permite que a luminosidade entre nos ambientes durante o ano inteiro. O vidro aqui deve ser temperado ou laminado, para controlar a entrada de calor e filtrar os raios solares, evitando que a mobília e estofados sofram danos com o sol. Dependendo do espaço onde as peles de vidro são inseridas, é importante investir em cortinas para controlar a intensidade de claridade.

Iluminação natural 3

Tijolo de vidro – O tijolo de vidro trás não apenas a vantagem de permitir a entrada de luz nos ambientes, mas também a segurança. As peças são feitas com um vidro laminado e temperado, que facilita a iluminação dos espaços, mas não dá transparência. Ele pode ser usado nas paredes externas, e também dentro da casa, para um trabalho de amplitude. Outra vantagem é a sua beleza.

Bay Windows – Essas janelas salientes, projetadas para fora da construção, com inspiração na arquitetura vitoriana, aumentam a entrada de luz natural na casa e por consequência, cria uma ilusão de amplitude.

Agora que você já conhece os recurso mais utilizados na busca pela iluminação natural na decoração, por que não dar uma olhadinha em ambientes que souberam utilizar a luz a seu favor? Eu separei algumas inspirações, que vão lhe deixar morrendo de vontade de quebrar algumas parede. Confira!

Iluminação natural 5 Iluminação natural 6 Iluminação natural 7 Iluminação natural 8 Iluminação natural 9 Iluminação natural 10 Iluminação natural 11 Iluminação natural 12 Iluminação natural 13

E então, a sua casa possui uma boa iluminação natural? Conta para mim aqui  nos comentários qual desses recursos mais combina com você e sua decoração. E se quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de clicar aqui.

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!