PATCHWORK DE REVESTIMENTO

A técnica do patchwork já atravessou as linhas da costura e invadiu outros espaços há muito tempo. O trabalho de juntar vários pequenos retalhos coloridos para criar uma nova peça é fruto do artesanato e responsável pela criação de cortinas, colchas, almofadas e tapetes. Mas ela não para por aí. O sucesso dessa técnica é tão grande que agora ela também aparece nas paredes, para dar cor e vitalidade a qualquer ambiente da casa.

Parede de retalhos

Parede de retalhos

Há duas formas de montar o seu patchwork na parede. A primeira é feita com azulejos e fica muito bem na cozinha, áreas externas e banheiros. E a segunda é um pouco mais simples de fazer e ainda deixa os ambientes mais aquecidos, ela é feita com papel de parede. Para um resultado bem agradável e interessante, o ideal é pensar muito bem na hora de escolher as estampas. É importante que elas se harmonizem entre si.

Parede de retalhos

Ao mesmo tempo em que as cores e estampas são capazes de dar uma vida nova à decoração dos ambientes, elas também podem pesar um pouco e acabar criando um clima desconfortável. Por isso, os retalhes devem ter tonalidades que se conversem entre si. Também é importante que você não use a técnica por todas as paredes do cômodo, principalmente naquelas em que as medidas são mais limitadas. O legal é fugir do exagero.

Se a intenção é montar o patchwork com azulejos, aqui vai uma dica interessante: visite lojas que possuem um estoque de peças que sobraram das coleções passadas. Dessa forma, você vai compra-las por um preço bem mais acessível. Com o papel de parede é a mesma coisa, dá para reaproveitar pedaços que ficaram de outras reformas. E se você não tiver retalhos suficientes para montar uma parede, que tal fazer apenas uma faixa colorida? Fica bem interessante!

Confira algumas inspirações de parede de retalhos:

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!