CONFORTÁVEL E BONITO

Você sabe como escolher o sofá ideal para a sua decoração? Tamanho, formato e cor: são só alguns dos inúmeros detalhes que devem ser levados em consideração na hora de escolher a peça que irá compor a sua sala de estar. Sem mencionar, na beleza, não é mesmo? Afinal de contas, o grande destaque da área de convívio social precisa representar muito bem o estilo de seus moradores.

sofá ideal

Geralmente, o sofá é um dos primeiros itens a serem escolhidos na decoração da sala de estar. E começar apostando na peça errada, pode arruinar toda a sua composição. Isso porque, o sofá é responsável por uma grande parte do ambiente.

Para não acabar tendo um ambiente cansativo, diminuir a sensação de amplitude da sua sala ou se arrepender da escolha, confira algumas dicas que lhe ajudarão a escolher o sofá ideal.

SOFÁ IDEAL

1) O sofá ideal para a sala de TV é aquele que possui uma espuma mais macia. Ele proporciona maior conforto para que a família inteira possa ficar durante longos períodos assistindo filmes e programas na sala de estar. Agora, se a sua sala for apenas para receber as visitas, prefira um modelo com espuma mais firme.

2) Na sala não pode faltar um bom tapete, não é mesmo? Para manter essas duas peças em harmonia, vale  a dica: sofá escuro, tapete claro; tapete escuro, sofá claro. Assim, você brinca com os contrastes e ainda não corre o risco de sobrecarregar o ambiente – principalmente se o seu sofá for estampado.

sofá ideal 2

3) E falando em estampa, se você tem medo de errar na cor, o melhor é sempre apostar nos modelos com tecidos lisos e cores mais tradicionais. Além de evitar qualquer arrependimento, você ainda tem em mãos uma peça que não se perde com o tempo e com as mudanças de temporadas.

4) Casas com crianças e com animais de estimação devem optar por sofás de cores mais escura para disfarçar as possíveis sujeiras e evitar a manutenção constante. Nesses casos, vale trazer tons mais claros para o restante do ambiente. Para quem não abre mão do clássico, o bege é uma tonalidade que nunca sai de moda. E para quem não dispensa uma boa boa tendência, as tonalidades do momento são as variações de cinza e de azul.

sofá ideal 3

5) Geralmente, as salas são decoradas com dois tamanhos diferentes de sofás. Se esse for o seu caso e você quiser sair um pouco do tradicional, pode combinar tonalidades distintas de uma mesma cor. Por exemplo, uma peça em azul-claro e outra em azul-escuro.

6) Na hora de escolher o tamanho do seu sofá, as medidas da sala devem ser respeitadas. O ideal é que haja, no mínimo, 70cm para circulação em torno da peça. Se você sofre com um ambiente muito pequeno, talvez seja melhor apostar em apenas uma peça e completar a decoração com alguns pufes e poltronas menores.

sofá ideal 4

7) Em salas integradas, o sofá pode ser usado para delimitar as áreas dos ambientes. Para isso, você pode usar um aparador atrás dele, o que ajuda na organização e também causa um efeito mais bonito.

8) Procura por praticidade? Então, o revestimento em couro ecológico é a melhor opção. Muita mais fácil de manter higienizado, ele ainda oferece conforto e dificulta a absorção de líquidos. Perfeito para que tem crianças.

sofá ideal 5

9) Se você adora um pouco de cor na decoração, pense em investir em detalhes ao invés de em um sofá chamativo. Assim, sempre que você cansar do visual da sua sala é só trocar os acessório e pronto.

10) E por fim, use as mantas para decorar o seu sofá. Além de proteger o tecido, elas contribuem para definir o estilo da sua decoração.

Já aprendeu como escolher o sofá ideal? Então compartilhe nos comentários qual é o seu modelo preferido!

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!