DICAS DE ETIQUETA

Já trouxemos algumas dicas de como organizar a mesa para uma recepção informal, e agora vamos trazer as normas de etiquetas para aqueles que desejam organizar um evento formal, com toda pompa e circunstância. Esse tipo de serviço um pouco mais complicado, é sempre servido à mesa e requer a ajuda de profissionais. O sucesso da recepção está diretamente ligado à maneira como os pratos, talheres e copos são dispostos na mesa. Por isso vamos às dicas!

Etiqueta de mesa - Recepção Formal

Etiqueta de mesa – Recepção Formal

Etiqueta de mesa – Recepção Formal

Para começar os pratos ficam empilhados seguindo a ordem de uso. Na base vai o sousplat, que serve como decoração, logo em seguida vem o prato principal e sobre ele o prato de entrada. Ao final da refeição o sousplat deve ser retirado para dar lugar ao prato de sobremesa. Do lado esquerdo, pode ser colocado um pratinho para o pão com uma faca pequena sobre ele.

Já a ordem dos talheres, segue a ordem do cardápio. As colheres e as facas devem ficar do lado direito, e as segundas devem ficar com o cortado voltado para o prato. Enquanto os garfos ficam à esquerda. Os talheres de sobremesa ficam acima do prato.

Etiqueta de mesa - Recepção Formal  2

Você vai precisar de copos para água, vinho tinto, vinho branco e champanhe. E a ordem de disposição é do maior para o menor da esquerda para direita. Se você for servir apenas um tipo vinho, coloque à mesa somente uma taça.

E para finalizar, os guardanapos. Eles devem ser colocados sempre do lado esquerdo do prato, ou sobre ele, se preferir. Os de tecido são os mais indicados.

Etiqueta de mesa - Recepção Formal  3

Aprendeu todas as dicas para ter etiqueta de mesa – Recepção Formal e montar uma mesa cheia de charme e sofisticação? Conta aqui nos comentários o que você acha das ideias.

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!