COR EM CASA

Escolher a cor que irá estampar as paredes de cada ambiente não é uma tarefa fácil. São tantas as variedades de tons disponíveis no mercado, que escolher apenas um parece até desperdício, não é mesmo? Em meio a essa clássica indecisão, uma notícia boa: a decoração moderna acabou com os paradigmas e regras quanto às combinações de cores. Ou seja, você pode optar por várias paletas diferentes para colorir a casa e os cômodos. Apenas certifique-se que as tonalidades  se conversem entre si e reflitam a sua personalidade. Dessa forma, não tem como errar!

Como escolher a paleta de cores

Como escolher a paleta de cores

Você não tem nem ideia de por onde começar a escolher a paleta de cores para a decoração da sua casa? Não tem problema! Aqui vão algumas dicas bem simples, que vão lhe ajudar a acertar no tons e conquistar a composição dos sonhos.

COMO ESCOLHER A PALETA DE CORES

Casa colorida é um charme. E isso ninguém pode negar. Mas acontece que muitas pessoas acabam se esquecendo que os tons neutros e claros também são considerados cores e ficam lindos na decoração. Por isso, antes de começar a escolher as cores que você quer para a sua casa, faça um exercício de conhecimento e pesquise por várias tonalidades diferentes. Às vezes a gente tem uma ideia sobre a cor, mas quando vê em uma composição se encanta com o resultado.

Como escolher a paleta de cores 2

Depois de conhecer mais sobre as cores e as suas aplicações, é hora de definir as suas preferências pessoais. Afinal de contas, sempre há aquela corzinha, pela qual, a gente carrega um carinho todo especial. Valorizar essa escolha é muito importante para que você não tome qualquer decisão precipitada, optando por algum um tom e algumas semanas depois se arrependendo. Faça uma lista em ordem de preferência e escolha as que melhor combinam com a sua decoração.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração na hora de fazer essa escolha é a atmosfera da decoração. Como nós sabemos, as cores transmitem sensações para os ambientes, enquanto o azul tranquiliza, o amarelo enche de energia, já o verde é responsável por um clima de equilíbrio. O ideal é identificar o que você quer em cada espaço e procurar uma tonalidade que lhe ofereça isso.

Como escolher a paleta de cores 3

Salvar inspirações da internet também é uma ótima ideia. Muitas vezes é a maneira mais fácil de visualizar como a cor escolhida se comporta na prática. Separe as imagens que chamam sua atenção e na hora de escolher a paleta, analise-a.

Para uma escolha certeira também é importante pensar na praticidade. Existem cores que são muito mais funcionais e se tornam mais versáteis na decoração. Claro que a gente não pinta a casa já pensando na hora de trocar tudo. Mas apostar em uma base mais versátil é uma solução bem prática para aqueles que possuem constantes lampejos de mudança.

Por último, não deixe de dar uma atenção ao tamanho dos ambientes. Claro que você pode decorar u quarto pequeno com tons de vermelho, mas verifique se a combinação final não ficará muito pesada, resultando em um ambiente carregado e pouco iluminado.

Como escolher a paleta de cores 4

O segredo para escolher a paleta de cores ideal está em uma combinação bem simples de fatores: preferências pessoais + resultado harmonioso. Se você conseguir obter decoração que combinem entre si e ficar feliz com o visual do ambiente, pronto, você fez a escolha certa!

Quer conferir diversas inspirações com variadas misturas de cores? O seu desejo é uma ordem. Dá só uma olhada na quantidade de variações de sucesso dá para fazer na decoração:

Como escolher a paleta de cores 5 Como escolher a paleta de cores 6 Como escolher a paleta de cores 7 Como escolher a paleta de cores 8 Como escolher a paleta de cores  9 Como escolher a paleta de cores 10

Gostou das ideias? Então, corre lá no Facebook e compartilha esse post com os seus amigos!

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!