MODERNO E ANTIGO JUNTOS

A decoração muda a cada temporada. Todo ano surgem novas tendências e reaparecem elementos. Como é o caso dos boiseries, mosqueteiros, dosséis e passamanes. Talvez você nunca tenha ouvido falar nesses nomes. Mas essas são peças que fizeram muito sucesso nos séculos passados e agora voltam para compor ambientes modernos e cheios de elegância. O interessante é que eles interagem muito bem com espaços de estilo clássico, contemporâneo e rústico. Ou seja, tem decoração para todos os gostos!

Decoração moderna com elementos antigos

Se você não tem nem idéia do que estamos falando, não se preocupe. Separamos algumas fotos e dicas de como incorporar esses elementos antigos nas decorações modernas de casas e apartamentos.

Decoração moderna com elementos antigos

Os boiseres tratam-se daquelas molduras presentes nas paredes, muito comum nas decorações francesas do século 17. No passado elas eram fabricadas em madeira e eram usadas com o objetivo de deixar os ambientes mais sofisticados e elegantes. Hoje em dia podemos encontrar essas peças em gesso e polipropileno, e elas podem ser usadas em apenas alguns detalhes da parede, proporcionando uma composição muito mais leve e agradável.

Os dosséis e mosqueteiros não são de uma época tão distante. Mas, para que não conhece trata-se de um conjunto de hastes colocadas sobre as camas e/ou berços, suportando um tecido com a tarefa de proteger as pessoas das picadas de mosquitos durante a noite. Atualmente, eles são usados exclusivamente com função estética, para embelezar os quartos.

E por fim, os passamanes. Esses são aquelas fitas, cordões ou mesmo bordados utilizados para prender as cortinas, quando a intenção é deixá-las abertas. Muito comum na Idade Média, eles voltaram a fazer sucesso nas decorações modernas. Confira a galeria e entenda um pouco mais de como essa mistura entre o antigo e o moderno acontece na prática.

 

Veja também: Retrospectiva da Decoração

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!