Cooktops na decoração

Você conhece o cooktop? Ele é um fogão bem diferenciado, que além de oferecer várias vantagens, contribui muito para a estética da cozinha. O cooktop é composto apenas por uma placa que é fixada sobre a bancada da cozinha e pode ser elétrico ou a gás. Eles são muito práticos e economizam espaços, se tornando uma excelente opção para os ambientes pequenos. Inox, vidro, dominós ou portátil. Seja qual for o cooktop que você quer, o mercado oferece. São vários produtos, em diferentes materiais e preços que agradam a todos os gostos e bolsos.

Cooktops na decoração

Cooktops na decoração

Os cooktops são lindos e muito funcionais, porém esse tipo fogão exige alguns cuidados específicos, principalmente quando o assunto é limpeza. Pensando nisso, nós trazemos aqui algumas dicas de uso e de manutenção para que a peça dure por mais tempo e mais bonita.

LIMPEZA

É muito importante que durante o uso do aparelho não se deixe acumular alimentos ou sujeira em sua superfície, pois isso pode acabar manchando o fogão e deixando-o com aspecto de velho. Por isso, a primeira dica é limpeza qualquer respingo que caia imediatamente.
Para a limpeza o ideal é apostar nos detergentes neutros. Com um paninho úmido, água e sabão neutro a higienização fica completa e a qualidade da peça se mantem. É importante verificar, antes de começar a limpeza, que o cooktop está desligado do tomada e com a superfície fria, para evitar queimaduras. Se o aparelho for a gás, é necessário retirar as grelhas.

Cooktops na decoração 2
Todas as partes do cooktop podem ser lavadas normalmente, mas é importante evitar o uso das esponjas de aço, para que na arranhe a parte esmaltada, uma vez que esses fogões são feitos de um material bastante sensível. Se o cooktopo é de vidro, a dica é fazer a limpeza antes do uso, e para limpar novamente esperar ele esfriar completamente. O processo de higienização deve ser feito com um papel toalha e uma pasta específica para o aparelho.

DICAS DE USO

– Para evitar que a superfície do cooktop seja arranhada ou danificada, é melhor dar preferencias para panelas e frigideiras com fundos retos.

– Outra dica para manter o aparelho em perfeito estado é verificar o diâmetro da panela é compatível com o tamanho do queimador.

– É importante manter sempre a limpeza do aparelho, e também que ele esteja seco, para que não enferruje. Os produtos indicados para a higienização devem ser respeitados.

– Se você vai limpar com um pano ou papel toalha é preciso verificar a maciez dos mesmos, para que eles não risquem o fogão.

Aliando praticidade e beleza, os cooktops tem conquistado cada vez mais a preferencia de decoradores e arquitetos. Eles exigem alguns cuidados básicos, mas acabam se tornando um ótima opção para quem tem cozinha pequena e deseja otimizar os espaços. Confira alguns modelos e decorações que se utilizaram dessa peça.

Quer mais dicas para decorar uma cozinha pequena? A gente tem!

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!