Você sabe como escolher tapetes? As temperaturas mais baixas estão chegando e apostar em alguns revestimentos quentinhos para a casa é sempre uma boa ideia. Na sala de estar, no quarto e até no banheiro, não existe um ambiente que não fique bem com um tapete bem escolhido. E com tantas opções cheias de charme disponíveis do mercado, ninguém tem desculpa para não investir nessas peças.

Como escolher tapetes

Como escolher tapetes

Eu sei que escolher tapetes para a nossa casa nem sempre é uma tarefa muito simples. Na hora da compra sempre surgem muitas dúvidas em relação ao formato, ao material, ao tamanho e até as cores. Se esse é seu caso, não precisa mais se preocupar, com esse post você conseguirá identificar o modelo que melhor combina com o seu ambiente e com as suas intenções. Vamos conferir?

GRANDE DETALHE

O tapete é aquele item de decoração que deve ser comprado por último. Isso porque, quando você coloca todos os móveis e acessórios no lugar correto, consegue visualizar muito melhor o modelo que combina mais com o ambiente. Mas isso não quer dizer que você não possa começar uma decoração a partir de um tapete. Se você já tem o seu tapete dos sonhos e quer que ele seja o grande destaque da composição, pode escolher o restante dos objetos pensando nas cores e no tamanho dessa peça.

Como escolher tapetes 2

O segredo para uma boa compra de tapete é buscar sempre a harmonização entre esse item e o restante da decoração. Pense no tapete como um elemento complementar no espaço. Ele pode ser a estrela principal, mas se você tem muitas dúvidas, o ideal é que tenha um formato e cores mais discretas para não brigar com o restante das suas escolhas.

COMO ESCOLHER TAPETES

Para você aprender como escolher tapetes para a casa toda, vamos começar falando sobre as cores. Talvez essa seja a parte mais difícil, mas uma coisa você precisa ter em mente: pelo menos uma das cores neutras presentes nas paredes do cômodo deve estar presente também na estampa do seu tapete. Quando as paredes são coloridos, o ideal é apostar em uma peça mais neutra, para que o o ambiente não fique muito carregado

Quando optamos por tapetes com cores mais claras, criamos a sensação de que o ambiente é maior. O mesmo efeito pode ser conquistado com um modelo em listras. Se a intenção é esconder possíveis sujeiras, prefira os tapetes em cores médias. Isso porque os tons mais escuros, por mais que deem a impressão de que disfarçam as manchas, eles na verdade, evidenciam pelos mais claros e até a mesmo a poeira.

Em relação ao tamanho do seu tapete, pense sempre que a peça deve ser proporcional as medidas disponíveis no seu ambiente. Se a peça for muito pequena ou muito grande, dará a impressão de que ela foi comprada no tamanho errado. A dica aqui é ter todas as medidas em mãos e definir o espaço que você quer o tapete ocupe antes mesmo de ir até a loja.

Como escolher tapetes 3

Na hora de escolher o tapete, o material é uma questão que merce uma atenção especial. Modelos feitos de fibras sintéticas são muito mais resistentes e perfeitos para quem tem alergia a ácaro. Já aqueles que possuem polipropileno podem combinar com uma casa com animais de estimação, pois são muito mais fácies de limpar e possuem fibras resistente as manchas.

Os tapetes de lã são mais resistentes que os feitos com fibras sintéticas, no entanto não são muito recomendados para quem sofre de alergia. Se você procura por um modelo mais barato e macio, talvez deve investir em um tapete de algodão. O ponto negativo desse material foca por conta do seu desgaste mais acelerado que os fabricados com lã na composição, por exemplo.

E por fim uma dica bem interessante: antes de comprar o seu tapete, peça para o vendedor esticar o modelo escolhido no chão da loja. Assim, você consegue visualizar o visual do seu tapete muito melhor. E agora, que tal dar uma olhadinha em decorações em que os tapetes roubam a cena?

Como escolher tapetes 4 Como escolher tapetes 5 Como escolher tapetes 6 Como escolher tapetes 7 Como escolher tapetes 8 Como escolher tapetes 9 Como escolher tapetes 10 Como escolher tapetes 11

Aprendeu como escolher tapetes? Conta para mim aqui nos comentários qual é o estilo dessa peça que mais combina com a decoração da sua casa e com o seu estilo. E se você quiser mais dicas sobre tapetes, clique aqui.

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!