Já pensou em ter um cantinho de leitura decorado em casa? Quem mantem o hábito de ler todos os dias e não dispensa inserir essa atividade na rotina, sabe o quão importante é ter um espaço dedicado para desenvolver essa prazerosa tarefa. Seja dentro do home office, em um pedacinho da sala de estar ou até mesmo dentro do seu quarto, sempre é possível criar um cantinho de leitura e decorá-lo com muita personalidade e conforto.

Cantinho de leitura decorado

Cantinho de leitura decorado

E o melhor: ter um cantinho de leitura está longe de ser uma tarefa complicada. Com poucos móveis e pequenos detalhes, você conquista seu espaço de tranquilidade e aconchego para acompanhar suas histórias favoritas. Pensando nisso, separei algumas dicas e várias inspirações que irão lhe provar como decorar esse cantinho pode ser muito simples e interessante.

DETALHES QUE ACOLHEM

Em março – mais precisamente no dia 14 – é comemorado o dia Nacional da Poesia. Data muito importante para reforçar o delicioso hábito de aproveitar qualquer momento livre do dia para ler. E se aventurar-se dentro das tramas literárias já é muito bom, imagina poder fazer isso com muito conforto, dentro de casa? Os cantinhos de leituras decorados são uma grande tendência na composição das residências modernas e têm conquistado cada vez mais adeptos.

Cantinho de leitura decorado 2

Não tem segredo, não é preciso acabar com as economias e também não há necessidade de investir em uma grande reforma para ter um cantinho de leitura decorado em casa. Basta escolher os móveis que melhor se encaixam com o seu ambiente e também com o seu estilo, inserir alguns detalhes para acrescentar toques de conforto e pronto, é só aproveitar o novo espaço da casa.

CANTINHO DE LEITURA DECORADO

Como o próprio nome já diz, o cantinho de leitura não exige um ambiente extra na casa. Ele pode ser inserido em qualquer espacinho compacto e tranquilo, que seja possível encaixar alguns móveis e proporcione momentos de silêncio para quem irá aproveitá-lo. O ideal é que ele fique mais afastado das áreas de convívio social da casa, mas se isso não for possível também não há problemas – mas você precisa ter consciência que nem todos momentos de leitura serão sem barulhos e movimentações.

Existe apenas um móvel que não pode faltar no cantinho de leitura decorado? a poltrona – ou o futon, caso você disponha de mais espaço. A escolha dessa peça vai depender muito do seu estilo e também das intenções para o ambiente. Mas o importante é que você tenha um item bem confortável para compor o cenário das suas leituras.

Cantinho de leitura decorado 3

Se você prefere ler sentado, a dica é investir em poltronas bem macias e com apoio para os pés, assim você se sentirá bem por muito mais tempo e otimizará seu tempo de leitura. Para decorar, não abra mão das almofadas e mantinhas, que são itens simples e capazes de transformar o seu cantinho, adicionando cor e conforto.

Para quem tem espaço de sobra, é interessante inserir algumas prateleiras com livros para compor a decoração desse cantinho. Escolha os seus exemplares preferidos e aproveite as cores e os trabalhos de capa para deixar a composição ainda mais interessante. E por fim, não se esqueça da iluminação. Uma luminária no chão ou um grande janelão são boas opções para que você possa ler de dia e de noite.

Cantinho de leitura decorado 4 Cantinho de leitura decorado 5 Cantinho de leitura decorado 6 Cantinho de leitura decorado 7 Cantinho de leitura decorado 8 Cantinho de leitura decorado 9 Cantinho de leitura decorado 10 Cantinho de leitura decorado 11 Cantinho de leitura decorado 12

E então, gostou das dicas para montar um cantinho de leitura decorado? Conta para mim aqui nos comentários se você tem outra sugestão para deixar esse espaço ainda mais bonito e aconchegante. Ah, e não se esqueça de dar uma passadinha lá no Facebook para compartilhar esse conteúdo com os seus amigos leitores.

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!