EQUILÍBRIO E PROPORÇÃO

É bem verdade que, às vezes, ousar um pouco na decoração não faz mal à ninguém. Porém, da mesma forma se prender a algumas regras pode evitar dores de cabeça futuras. Nesse cenário entra o conceito de simetria que, segundo alguns profissionais, é uma das formas mais clássicas e certeiras de decorar os ambientes.

Simetria para decorar

Simetria para decorar.

Se procurarmos no dicionário, simetria está relacionada com a harmonia resultante de certas combinações e proporções regulares. É um estado de equilíbrio, com igualdade de forças e pesos. Está complicado? Na prática a história é bem mais simples, e a gente vai mostrar para você como usar a simetria para decorar!

SIMETRIA PARA DECORAR

Ao iniciar a decoração de um ambiente, podemos apostar em traços simétricos ou assimétricos. Quem prefere composições despojadas, deve, sem dúvidas, investir na segunda opção. Agora, se você quer montar uma decoração clássica e sem erros, aposte na simetria. Nesses casos, o resultado é sempre cheio de sofisticação.

A simetria é caracterizada pela disposição dos móveis e a utilização das cores, criando um clima de muita organização, além de deixar o ambiente muito mais agradável visualmente. Essa é uma forma bastante convencional de decorar. Na prática os traços simétricos acontecem assim: se o lado direito da sua sal de estar possuir uma poltrona, o esquerdo também deverá possuir. Respeitar as proporções são fundamentais para conseguir o efeito desejado.

Porém, a simetria não funciona só com peças idênticas. O equilíbrio de uma decoração depende muito do contexto geral do ambiente. O uso das proporções é uma opção certeira para quem tem medo de errar e não quer arriscar. Se você se sente segura para se aventurar nesse mundo de mistura, experimente combinar traços simétricos com assimétricos em um mesmo cômodo, e veja como a sua composição pode ganhar ainda mais charme.

Para se inspirar, confira  a galeria com imagens onde foi usada a simetria para decorar:

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!