Há quem diga que preto na decoração só serve para os detalhes. Porém, a verdade é que, por mais que esse seja um tom bastante carregado e que marque as composições, é possível se desprender dos conceitos, e apostar em um uso mais ousado. Nos móveis e até mesmo nas paredes, o preto é responsável por criar um clima elegante e com muita personalidade para a casa. Além, é claro, de ser muito fácil de combinar com outros estilos e outras cores.

Preto na decoração

Preto na decoração

É claro que existem muitas dúvidas em relação ao uso do preto na decoração e foi pensando nisso, que hoje eu resolvi trazer algumas dicas e inspirações para que você não tenha medo de dar um toque mais escuro aos ambientes da sua casa. Afinal de contas, um pretinho básico é sempre uma escolha certeira, não é mesmo?

PRETINHO NADA BÁSICO

A cor preta é sucesso na moda. Não dá pra ficar sem pelo menos uma peça na tonalidade no armário, não é mesmo? Mas, e na hora de decorar a casa, será que combina? A resposta é sim! O preto é sinônimo de sofisticação e sobriedade. Mas não foi só isso que conquistou decoradores e arquitetos, a cor é muito versátil e permite uma composição ultra mega original e cheia de personalidade. Se você procura radicalizar na composição dos ambientes não deve abrir mão dessa tendência pra lá de moderna.

Preto na decoração 2

Quando combinado com cores vibrantes, o preto garante um visual bem moderno e despojado. Nesse ambiente até a geladeira entrou na brincadeira

Objetos, paredes, detalhes. O preto pode ser inserido no ambiente de qualquer forma e em qualquer espaço. Sua versatilidade permite criar uma decoração bem masculina, ou apenas destacar as demais cores utilizadas nos cômodos. O rei dos básicos é perfeito para casas e apartamentos modernos e moradores que gostam de exprimir a personalidade forte pelas paredes, móveis e pequenas peças. Para facilitar essa tarefa, nós separamos algumas dicas e exemplos de decoração com muito preto.

PRETO NA DECORAÇÃO

Antes de sair “preteando” a casa inteira é preciso planejar alguns detalhes. Para começar, todos os ambientes podem integrar a tonalidade em grande quantidade. Mesmo os espaços pequenos? Mesmo! Esses devem receber um cuidado especial quanto à iluminação, para que o cômodo não fique muito escuro, causando uma sensação pesada. Ao contrário do que muitos pensam, o conceito do preto remete ao descanso e à tranquilidade, por ser uma cor pouco vibrante. Porém para ter o melhor resultado, o ideal é combina-la com tons neutros. Além do contraste interessante, essa combinação suaviza a ação do preto.

Outro detalhe importante em relação ao uso preto na decoração diz respeito à iluminação. Quanto mais luz o ambiente receber melhor – seja natural ou artificial – isso porque, a tonalidade costuma deixar o espaço mais escuro e pode até comprometer a sensação de amplitude do local. A iluminação é usada para adicionar charme e dar um equilíbrio nesse efeito.

Por mais que o preto seja uma cor forte e de muita personalidade, uma decoração utilizando basicamente essa cor, pode acabar caindo na monotonia. Para evitar um clima entediante, a dica é apostar em traços arquitetônicos, como móveis futuristas, papéis de parede com texturas diferencias e objetos modernos. Quem gosta de ousar, pode investir uma segunda cor vibrante para o ambiente, como amarelo ou vermelho. Confira alguns ambientes cheios de estilo:

Preto na decoração 3 Preto na decoração 4 Preto na decoração 5 Preto na decoração 6 Preto na decoração 7 Preto na decoração 8 Preto na decoração 9 Preto na decoração 10

O preto é tendência e não sai de moda, por isso não tenha medo de investir na tonalidade e deixar a casa com um visual mais original e fora do convencional. Se você gosta da moda e quer modernizar ainda mais o visual da casa, pode investir nas listras em preto e branco.

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!