Otimizar espaço na cozinha é um daqueles desafios constantes na vida de mora em uma casa com espaço limitado. A tarefa realmente não é uma das mais simples, mas isso não quer dizer que ela seja impossível. Com alguns truques de aproveitamento das medidas e muita criatividade, fica muito mais fácil acomodar todos os objetos do ambiente e ainda garantir um visual bem interessante para cozinhar e receber os amigos.

Otimizar espaço na cozinha

Otimizar espaço na cozinha

Você sofre com as medidas reduzidas e quer aprender a otimizar espaço na cozinha? Então, confere só as dicas e inspirações que separei no post de hoje. Você vai ver como é possível ter uma decoração cheia de personalidade e funcionalidade, mesmo em pequenas metragens. Afinal de contas, o importante é que o cômodo também fique do seu jeito, não é mesmo?

APROVEITANDO CADA ESPAÇO

Talvez você não saiba, mas otimizar espaço na cozinha é muito mais importante do que parece. Mais do que manter tudo no lugar, essa organização é fundamental para o funcionamento do ambiente. Cooktops, fornos, máquinas de lavar louças, micro-ondas e até mesmo adegas. Esses e outros eletrodomésticos, quando em suas versões de embutir, são uma excelente alternativa para quem busca aproveitar melhor os espaços na cozinha, sem ter que abrir mão da praticidade e tecnologia dos aparelhos. Afinal de contas, já não dá mais para cozinhar e cuidar da cozinha sem uma mãozinha dessas peças, não é mesmo?

Otimizar espaço na cozinha 2

Para que o aproveitamento seja total, os embutidos devem ser sempre aliados a um bom planejamento. Caso contrário, depois da compra podem aparecer algumas surpresas, quanto à instalação e o funcionamento dos aparelhos. Apostar em peças mais compactas também é uma alternativa de aproveitar espaços e acomodar tudo na cozinha.

OTIMIZAR ESPAÇO NA COZINHA

Existem algumas peças que a cozinha pequena não pode deixar de ter, como por exemplo, os cooktops. Muito mais práticos que os fornos, eles ocupam um espaço quase zero e ainda deixam o ambiente muito mais moderno. Outra vantagem é que eles podem ser encontrados em diversos modelos, cores e tamanhos, e você pode escolher de acordo com o estilo da sua cozinha e as suas necessidades.

Como quem aposta no cooktop, acaba ficando sem espaço para assar os alimentos, o forno elétrico aparece como uma alternativa. Ele é do tamanho de um micro-ondas e pode ser posicionado em um nicho na parede. Assim, você aproveita o espaço vertical da cozinha e ainda pode caprichar na hora de preparar as comidinhas.

Otimizar espaço na cozinha 3

E falando em espaço vertical, não há aliada dos ambientes pequenos mais estilosa e prática do que as prateleiras. Elas podem acomodar alimentos, louças e até mesmo alguns acessórios divertidos para deixar a sua cozinha ainda mais bonita. As prateleiras em modelos mais simples e cores neutras – principalmente no mesmo tom da parede – aproveitam os espaços e não carregam o ambiente.

E engana-se quem pensa que para otimizar espaço na cozinha tudo precisa ser branco. Cores fortes e estampas também podem ser usadas para compor esse cantinho com muita personalidade. O importante é apenas tomar cuidado para não exagerar na aposta e sempre procurar equilibrar o uso dos tons mais fortes com uma boa iluminação na cozinha.

Cozinha pequena não precisa ser um problema, aposte em peças menores e móveis capazes de organizar todos os seus objetos. E não se esqueça de investir nos truques para ampliar os espaços, como as cores claras e uma boa iluminação. Confira algumas decorações bem pequenas e se inspire:

Otimizar espaço na cozinha 4 Otimizar espaço na cozinha 5 Otimizar espaço na cozinha 6 Otimizar espaço na cozinha 7 Otimizar espaço na cozinha 8 Otimizar espaço na cozinha 9 Otimizar espaço na cozinha 10

Aprendeu como otimizar espaço na cozinha? Então, conta para mim aqui nos comentários quais são as suas soluções favoritas para deixar tudo lindo e organizado.

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!