Quem resiste ao charme dos móveis laqueados? Cheios de vantagens e um charme inconfundível, essas peças estão sendo cada vez mais procuradas, quando o assunto é decoração moderna e despojada. Isso porque, eles conseguem adicionar um charme todo especial até mesmo nas composições mais simples – principalmente quando recebem toques de cores vibrantes.

decoracao

Como fazer: Móveis laqueados

E se além de tudo isso que os móveis laqueados podem oferecer, eu lhe dissesse que você pode criar esse efeito brilhante e lisinho na sua casa e sem grande trabalho? Após algumas pesquisas, eu descobri que é possível laquear de uma forma muito prática e sem grandes transtornos. Quer saber como? Então, me acompanha, que eu vou lhe contar todos os segredos.

MÓVEIS LAQUEADOS NA DECORAÇÃO

Os tons vistosos deixam a casa mais feliz e contribuem para a construção de um visual mais descolado e charmoso. Quem gosta de tendências e sempre procura deixar a decoração com um toque todo especial, com certeza, já deve ter se encantando pelos móveis laqueados. Eles quebram a monotonia de qualquer espaço e são responsáveis por adicionar personalidade a composição, quando inseridos em cores vibrantes.

decoracao 2

E os móveis laqueados não caem nas graças apenas dos mais ousados. Quem não abre mão de uma decoração clássica, também pode decorar com esses elementos. Em tons neutros, como o preto e o branco, eles conferem versatilidade e sofisticação aos ambientes, além de serem muito fáceis de combinar. Vale a pena investir nos móveis laqueados, independente da cor. Isso porque, apesar de ser uma tendência, o resultado é bastante atemporal.

COMO FAZER: MÓVEIS LAQUEADOS

O primeiro passo para laquear os móveis ou qualquer peça de MDF, é preparar a madeira para receber a tinta. Para isso, você pode usar um primer universal automotivo na cor cinza. Como esse é um material com uma consistência bastante encorpada, uma dica interessante é fazer uma misturinha com um pouco de thinner, para que alcançar uma espessura fácil de trabalhar. Nessa etapa não é necessário utilizar um thinner de qualidade. Pode economizar e investir em um produto mais em conta.

Geralmente, uma demão do primer já é suficiente. Porém, se após a aplicação você perceber que existem algumas partes onde é possível visualizar a madeira, não tenha medo de apostar em uma segunda demão – sempre lembrando de deixar a primeira secar totalmente. A secagem desse produto é extremamente rápida, em torno de 10 minutos, e assim que estiver concluída, você já pode começar a lixar a peça. Certifique-se de passar a lixa em cada cantinho do móvel.

Caso você note algumas imperfeições na madeira, como furinhos e marcas de prego, pode usar uma massa rápida para corrigir os defeitos. Aplique como se fosse um corretivo de parede, espere secar e lixe os excessos. Isso vai garantir que o seu móvel não fique com nenhuma imperfeição depois da aplicação da tinta de laca. Quanto mais lisinha a madeira estiver, mais bonito será o resultado final. Por isso, sem preguiça nessa etapa!

decoracao 3

Por fim chegou a hora de pintar! Aqui você vai encontrar inúmeras opções de tinta, entre elas a PU, a LACA e o esmalte sintético automotivo. O que eu recomendo para você que está começando, é o esmalte sintético automotivo. Isso porque, além de ter um cheiro bastante agradável, ele dispensa o uso de catalizador para a sua aplicação, oferecendo um manuseio muito mais mais simples. A única desvantagem em relação as outras opções, é que ele demora mais para secar.

O número de demãos vai depender de como a madeira vai absorvendo a tinta. Você também pode diluir um pouco de thinder, e é importante que esse seja de boa qualidade, para não comprometer a cor escolhida. Depois é só esperar secar e deixar o seu novo móvel fazer todo o trabalho de encher a sua decoração de charme. Quer conferir como fica na prática? Então, dá só uma olhada nessas inspirações:

decoracao 4 decoracao 5 decoracao 7 decoracao 8 decoracao 9 decoracao 10

E então, o que você acha dos móveis laqueados? Conta para mim aqui nos comentários se você achou o passo a passo simples e se apostaria na tendência para a sua decoração. E se sobrou alguma dúvida em relação ao uso e ao processo, não deixe de entrar em contato comigo. Vou adorar poder lhe ajudar!

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!