Você sabe como pintar móveis de madeira? Às vezes, tudo que eles precisam é de uma pequena reforma para renovar a decoração e ganhar muito mais destaque dentro dos ambientes. Aprender alguns truques para melhorar o estado dessas peças pode ser uma grande ajuda na hora de trazer uma mudança para a composição e economizar um pouco.

decoracao

Como pintar móveis de madeira

Se você quer aprender como pintar móveis de madeira e deixar a sua decoração com um toque muito mais bonito, confira as dicas e inspirações que eu separei para você no post de hoje. De uma forma muito simples, você muda a cor das peças e pode até se aventurar em projetos mais elaborados com aplicações e colagens.

MÃO NA MASSA – OU NA TINTA

A parte mais interessante de investir em projetos de pintura e reforma é que você consegue customizar seus móveis de uma maneira muito pessoal. Você brinca com as cores e cria composições bem originais para deixar a decoração com a sua cara e seguindo o seu estilo. Sem mencionar a economia, que essas pequenas habilidades podem fazer para o orçamento de quem vive mudando as coisas pela casa.

E o melhor é que todo o processo é muito simples e você pode encarrar sem medo. Basta conferir algumas dicas para escolher a tinta certa e não deixar algumas marquinhas na pintura e você terá um resultado de profissional, logo na primeira tentativa. Vamos colorir um pouco a decoração?

COMO PINTAR MÓVEIS DE MADEIRA

O primeiro passo para uma pintura de móveis é a preparação da madeira. Você pode reformar um móvel antigo ou mesmo comprar uma peça crua para personalizar. Mas é muito importante que todos os cuidados sejam tomados. Antes de escolher a tinta e começar a colorir, com a ajuda de uma lixa, remova todas as imperfeições da superfície. Isso que vai garantir aquele efeito bem trabalhado como o seu móvel tivesse acabado de sair da loja.

Os móveis pintados e envernizados, o processo de remoção re resíduos é muito importante para a fixação da nova tinta. Experimente uma lixa mais grossa para facilitar o processo. Todo o material utilizado para essa primeira etapa pode ser encontrado em qualquer loja de ferragens pelo Brasil.

decoracao 2

Uma vez que a sua madeira não possuo nenhuma marca e nem resquícios do verniz anterior, é hora de começar a pintar o móvel. Lembre-se de forrar o chão com jornal para facilitar a limpeza no final de tudo. Hoje em dia podemos encontrar uma grande variedade de tintar no mercado e a sua escolha vai depender do objetivo – com efeitos foscos ou bem brilhantes, vai de cada gosto. Mas no geral, uma boa recomendação são as tintas de esmalte sintético à base de água com acabamento acetinado. A grande vantagem em optar por essa é que ela é fácil de remover do pincel e não tem cheiro forte, além de ser ótima para aplicar em madeira.

Na hora de pintar, primeiro espalhe a tinta com o pincel e depois use o rolinho para tirar todas as possíveis marquinhas. Passe a primeira demão, espere secar e verifique se precisa de mais tinta. Geralmente, duas demãos são suficientes, mas isso também varia de acordo com a cor da tinta e o tom da madeira. Depois é só deixar secar em lugar arejado e aproveitar o charme do seu móvel renovado.

Se você ainda não se sente pronta para encarar um pintura dos móveis de madeira, vem conferir algumas inspirações de como as peças coloridas podem fazer sucesso na decoração. Uma cômoda, uma estante ou um armário, quando recebem uma nova cor, ganham destaque e uma vida útil muito maior. Vale a pena apostar – ou pelo menos dar uma olhadinha – nesse tendência que não tem hora para ir embora.

decoracao 3 decoracao 4 decoracao 5 decoracao 6 decoracao 7 decoracao 8 decoracao 9 decoracao 10

Aprendeu como pintar móveis de madeira? Gostou das inspirações? Conta tudo para mim aqui nos comentários e não deixa de mandar fotos dos projetos que você resolver fazer em casa. Vou adorar saber como você tem colocado a sua criatividade em prática. Além, é claro, de servir de inspirações para que todos possam brincar de “faça você mesmo” sem medo.

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!