Que tal curtir esse inverno ao lado de um fogão a lenha bem quentinho ?

O fogão a lenha é um equipamento de uso doméstico que serve para cozinhar alimentos ao mesmo tempo que esquenta o ambiente, reuni a família e também pode ser utilizado para “produção” de água quente.

Fogão a lenha na decoração

Fogão a lenha na decoração

imagem:reprodução/divulgação.

Fogão a lenha na decoração

No Brasil são utilizados 2 tipos de fogão a lenha. O modelo que possui estrutura de ferro é muito utilizado principalmente em áreas rurais nos estados do: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Para o fogo são utilizados carvão vegetal ou lenha, que ficam em uma gaveta abaixo da chapa de ferro.  O calor  produzido pela  queima da lenha  nesse compartimento, além de esquentar a chapa superior para o cozimento dos alimentos, esquenta o forno e  pode “produzir” água quente, através de uma canalização que passa por traz do fogão esquentando a água fria que passa por essa tubulação.

Já o outro modelo é utilizado principalmente em Minas Gerais e no interior de São Paulo. Ele tem a sua estrutura feita de alvenaria com uma chapa de ferro na parte superior. Alguns modelos possuem na sua parte superior um forno de ferro,  alvenaria ou tijolo a vista. A queima da lenha ocorre abaixo da chapa de ferro,  onde o ar quente  sobe  através de uma sistema de serpentina, passa pelo forno e é eliminado por uma chaminé. Esse modelo também pode ser utilizado para esquentar água, quando a mesma passa por uma estrutura de cobre acoplada ao fogão.

Todos nós sabemos que uma comida feita numa panela de ferro num fogão a lenha tem outro sabor, mas o mais importante é a oportunidade de reunir a família e os amigos ao seu redor. Fica a dica…

Fotos de Fogão a lenha na decoração

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!