Quando o assunto é decoração com tons escuros, sempre surgem milhares de dúvidas. Perguntas como: “O que pode usar?”, “Qual cor escolher?” e “Quanto de tom escuro pode conter no ambiente?” são muito comuns e a resposta para todas elas é a mesma: Depende! A decoração com tons escuros pode seguir vários estilos diferentes e pode ser composta em diversas proporções. O segredo é encontrar o seu ponto de equilíbrio e aproveitar ao máximo o toque moderno e despojado que essas cores podem trazer para a sua casa.

Decoração com tons escuros

Decoração com tons escuros

Se você sempre quis investir em uma decoração com tons escuros, mas nunca soube por onde começar, não se preocupe, no post de hoje eu vou lhe dar algumas dicas bem simples e lhe mostrar várias inspirações de cantinhos bem charmosos para copiar em casa. Vamos conferir?

EQUILÍBRIO SEMPRE

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os tons escuros não deixam os ambientes sombrios. Quando combinados com uma boa iluminação e materiais mais luminosos, o resultado é bastante elegante e cheio de personalidade. Essa é uma excelente opção para sair do tradicional e deixar qualquer cantinho mais caprichado sem precisar investir muito.

Decoração com tons escuros 2

Porém – como tudo na vida – é importante manter o equilíbrio. Se você optar por colorir a parede com preto, cinza, vinho ou qualquer outra cor mais forte, é muito importante investir em iluminação natural e trazer cores mais suaves para os móveis. Inclusive, combinar os tons escuros com cores bem divertidas pode ser bem interessante para aqueles que gostam de um clima bem despojado.

DECORAÇÃO COM TONS ESCUROS

A decoração com tons escuros pode ser feitas de várias maneiras. Uma das marcantes é quando se pinta a parede com a tonalidade. Nesses casos, a dica é pintar apenas uma parede do ambiente para que você não perca a sensação de amplitude. Também é legal contrastar a parede escura com quadro e acessórios claros, além de deixar o resultado bem mais bonito, você cria pontos de luz na casa.

E falando em luz, não dá para deixar de pensar na iluminação. Se você não tiver uma boa fonte de luz natural, não deixe de investir em várias luminárias, spots de luz e abajures. Isso fará com que a sua decoração não fique muito pesada e você acabe se cansando facilmente dela. Outro bom motivo para ter mais de uma fonte de luz é que você consegue deixar o seu cantinho mais versátil.

Decoração com tons escuros 3

O legal das cores escuras é que, assim como na moda, elas são muito coringas. Você pode escolher seguir uma linha mais moderna com móveis mais minimalistas e acessórios contemporâneos, apostando em uma decoração mais leve. Ou ainda pode inserir itens mais marcantes, como móveis de madeira escura, luminárias em metais rústicos e criar um ambiente clássico e com um toque bem sofisticado. E também pode misturar o preto com cores bem vibrantes e ter um cômodo bem original. O importante é usar como base o estilo que mais combina com você.

Além de deixar qualquer ambiente da casa mais moderno, as cores escuras ajudam a criar aquele clima de aconchego e conforto, perfeito para os quartos e salas de televisão. E agora que você já tem algumas dicas de como usar os tons mais fortes na decoração, está na hora de conferir como tudo isso funciona na prática. Separei algumas composições bem charmosas. Confere só:

Decoração com tons escuros 4 Decoração com tons escuros 5 Decoração com tons escuros 6 Decoração com tons escuros 7 Decoração com tons escuros 8 Decoração com tons escuros 9 Decoração com tons escuros 10 Decoração com tons escuros 11

E então, o que você achou da decoração com tons escuros? Conta para mim aqui nos comentários se você apostaria nessas cores para decorar algum ambiente da sua casa. Vou adorar saber!

E se você quiser inspirações todos os dias não deixe de curtir o Decoração.com lá no Facebook!

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!