Que tal mudar um pouco da decoração com tecido? Isso mesmo, usando apenas alguns metros da sua estampa favorita é possível fazer uma grande transformação por vários cômodos da casa. Dos grandes destaques na parede, até os pequenos detalhes no móveis, o tecido é um material versátil e cheio de utilidade.

decoração com tecido

Decoração com tecido

Quer aprender como decorar com tecidos e garantir uma composição cheia de personalidade, sem gastar praticamente nada? Então, confira as dicas de projetos para fazer em casa e as inspirações que eu separei especialmente para você que adora investir em decorações charmosas e originais.

BONITOS E PRÁTICOS

O tecido é aquele revestimento bonito, barato e eficaz. Ele renova o visual da casa, ajuda na reforma de móveis e pode até mesmo ser a estrela principal da decoração com um simples toque. Além disso, você pode encontrar uma infinita variedade de modelos em cores e estampas bem diferentes, perfeitos para personalizar todos os cômodos da sua casa.

Decoração com tecido 2

Ainda não se convenceu das vantagens da decoração com tecido? Então, eu vou lhe mostrar alguns projetos que podem ser feitos usando apenas o tecido e um pouco de cola branca diluída em água. Com um processo simples e resultado incrível, investir nesse material para decorar é sucesso garantido.

DECORAÇÃO COM TECIDO

O tecido é um excelente material para a restauração de peças antigas. Seja para forrar o interior de um armário ou para revestir o criado-mundo, ele é bastante indicado pela sua versatilidade e também pela acessibilidade. Afinal de contas, todo mundo pode encontrar o modelo ideal, não é mesmo?

Além da aplicação com cola branca, também é possível fazer os projetos de decoração com cola definitiva. O processo é bastante parecido, mas o acabamento fica muito resistente – ideal para peças que sofrem bastante atrito ou ficam próximos a espaços com umidade. Independente da técnica escolhida, o importante é acertar na hora da escolha do tecido.

Decoração com tecido 3

Tela de tecido

Os tecidos mais finos são mais maleáveis e proporcionam um acabamento mais delicado. Além disso, quando usados para revestir a parede, oferecem menos riscos de começar a descolar com o tempo. Quando o assunto são as estampas, a dica é investir em desenhos pequenos. Isso porque, eles são muito mais fáceis de combinar e não pesam no ambiente. Porém, se a ideia é usar o tecido em detalhes, as estampas chamativas podem ser usadas sem medo.

Dadas as dicas iniciais, vamos aos projetos de decoração com tecido?

Quadrinhos de tecido na parede – A ideia é extremamente simples e igualmente charmosa. Você só vai precisar de algumas telas em branco e o seu tecido favorito do momento. Depois é só revestir as telas e pendurar em algum cantinho da sua casa. Aqui é legal brincar com as cores, texturas e tamanhos. Dá para fazer um quadrismo bem interessante usando esses materiais.

Decoração com tecido 4 Decoração com tecido 5 Decoração com tecido 6

E se você quiser um efeito mais leve ou ainda uma mistura de formas, pode usar os bastidores de costura na decoração fazendo o mesmo processo. Outra ideia é recortar pedaços de tecido e emoldurar. O resultado também vale a pena.

Tecido para revestir os móveis – E se a ideia é restaurar os móveis antigos de uma forma econômica e divertida, os tecidos não podem ficar de fora da brincadeira. E aqui a criatividade não tem limites: você pode aplicá-lo na parte interna dos armários, no interior dos nichos, nas laterais da cômoda e muito mais. O segredo é usar as estampas para destacar a sua peça.

Decoração com tecido 7 Decoração com tecido 8 Decoração com tecido 9

O mais legal da mudança utilizando os tecidos é que sempre que você cansar do visual, pode tirar tudo e apostar em uma nova estampa e uma nova combinação. É ter um pouco de paciência e colocar a mão na massa.

Tecido para os detalhes – Nos itens decorativos também é possível brincar um pouco com o tecido. Você já sabe como as bandejas podem deixar a decoração muito mais bonita e organizada, não é mesmo? Então, porque não investir em um bom acabamento para ela. Com o tecido na parte interna, você ganha uma peça personalidade e perfeita para decorar a sala de estar ou o home office.

Decoração com tecido 10 Decoração com tecido 11

E se você tiver um abajur velhinha em casa dando sopa, também pode incluí-lo na transformação. É só trocar o tecido da cúpula e você terá um objeto novo para compor o visual da sua casa. Fácil, não é mesmo?

Na parede, nos móveis ou nos acessórios, o tecido é uma excelente alternativa de revestimento, não é mesmo? Você tem mais alguma ideia para decoração com tecido? Conta aqui nos comentários e não deixa de compartilhar comigo qual dos três projetos é o seu preferido.

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!