COR E DECORAÇÃO

A cultura brasileira é cheia de riqueza, não é mesmo? É cor, é estampa, é som, é tudo de bom. E é claro que tanta abundancia de elementos merecem ser aproveitados na decoração. Os detalhes brasileiríssimos destacam a casa e trazem alegria e energia para os ambientes. São desde itens artesanais até plantas tropicais e cores vibrantes, capazes de deixar qualquer espaço cheio de personalidade e cheio de vida. Para uma viagem de norte a sul do país, separamos os principais elementos de decoração do Brasil, para você conhecer e aprender a usar.

DECORAÇÃO BRASILEIRA

FUXICO

Muitos dizem que o fuxico veio pra cá na mala dos portugueses e espanhóis durante a colonização. Mesmo não sendo de natureza tupiniquim, a técnica parece ter caído como uma luva na mão das artesãs brasileiras. Fora que as cores e variedades de estampas combinam perfeitamente com a energia do povo daqui. Para usa-los na decoração não tem grandes segredos. Coloridos e bem versáteis eles combinam perfeitamente com um estilo rústico e também com o moderno, podendo ser aplicados em colchas, almofadas e até mesmo em outros detalhes.

Decoração Brasileira

CHITA

Outro elemento que tem origem estrangeira, mas se adaptou facilmente às modas brasileiras, é a chita. Depois de ser marca registrada das festas folclóricas do nordeste, ela se espalhou pela demais regiões do país, espalhando cor e alegria por onde passa. A chita é um tecido rústico feito de algodão, capaz de enriquecer diversas composições. A estampa bem marcante e colorida com flores é figurinha carimbada quando o assunto é cultura popular. Na prática, ela pode ser usada nos detalhes para dar charme e personalidade aos ambientes.

Decoração Brasileira 2

PATCHWORK

A técnica de misturar retalhos para montar novas peças não é mais novidade desde o Egito Antigo. Mas foi no Brasil que o patchwork ganhou uma pitada de calor e virou febre na decoração pelo mundo inteiro. A colagem de tecidos, adesivos e papeis é a cara do nosso povo, cheia de alegria e bom humor. Além da beleza, o patchwork é uma prática sustentável, uma vez que faz o reaproveitamento de materiais para a criação de novas coisas. Misturando cores e estampas é possível fazer colchas, almofadas, tapetes e até revestir a parede. Juntando a alegria do patchwork com a criatividade brasileira, não tem como dar errado.

Decoração Brasileira 3

RENDA

A renda pousou em terras brasileiras através dos portugueses na época da colonização. Enquanto na França ela era usada em lindos vestidos da rainha Catarina de Médici, no Brasil ela foi incorporada rapidamente na decoração dos lares. Com um trabalho cuidadosamente arquitetado pelos artesãos, a renda é transformada em toalhas, capas de almofadas, cortinas e muito mais. Por ser um tecido extremamente delicado, deixa sempre um toque de charme nos ambientes em que é inserida. A dica para não errar na hora de usar na decoração é cuidar com o exagero e mixar com elementos bem brasileiros, como a argila, os vimes e as cores quentes.

Decoração Brasileira 4

CROCHÊ

Por muito tempo o crochê se limitou a decorar a casa da vovó. Hoje em dia, com as inúmeras possibilidades de decoração, ele se tornou um elemento muito importante na composição de espaços que aliam o moderno com o contemporâneo. Assim como a renda, o crochê é uma arte bem delicada e permite muitas variações de cores e modelos. Na decoração ele fica muito bem nos acabamentos e nos detalhes, como tapetes, almofadas e outros revestimentos.

Decoração Brasileira 5

CORES BRASILEIRAS

E não dá pra falar de decoração brasileira sem falar de cor, não é mesmo? Tudo que tem personalidade, que decorar e ilumina é considerado tipicamente brasileiro. É muito comum vermos casas super coloridas pelo Brasil, e a tendência é mesmo essa. As cores não podem ficar de fora das composições.

Decoração Brasileira 6

A decoração brasileira é cheia de charme, não é mesmo? Aproveita e me conta qual é a sua parte preferida de toda essa riqueza decorativa!

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!