Você sabe como usar cores quentes na hora de decorar os ambientes? Com muito charme e personalidade, os tons mais fortes causam bastante dúvidas na hora de serem aplicados nas composições da casa. Isso porque, o mal uso pode prejudicar o resultado final. A boa notícia é que não existem grandes mistérios a serem resolvidos em relação ao assunto, e também que está cada vez mais fácil brincar com as possibilidades e garantir um cantinho cheio de personalidade.

Como usar cores quentes

Como usar cores quentes em pequenos e grandes detalhes

Para que você não corra o risco de pesar a mão na hora de usar as cores quentes na decoração, e para que possa brincar e abusar desse tons sem medo do resultado, eu separei para o post de hoje algumas dicas sobre como usar cores quentes nas composições. Assim, você confere na prática como a casa pode ficar muito mais bonita com pequenos toques coloridos.

AQUEÇA A DECORAÇÃO

São inúmeras as vantagens dos tons quentes na decoração, não é mesmo? Eles aquecem, trazem aconchego e ainda são capazes de dar destaque a qualquer cantinho. Porém, apesar de todos os benefícios, muitas pessoas deixam de apostar nos tons mais forte por medo de errar. Afinal é muito comum vermos espaços onde as cores foram exageradas, resultando em uma decoração pesada e confusa.

Como usar cores quentes 2

Cores quentes criam ambientes bem divertidos

As cores quentes são ótimas para quem deseja criar um clima mais quente e confortável em casa. Mas é preciso tomar cuidado para que os ambientes não percam na sensação de amplitude. O grande macete para acertar na dosagem é sempre buscar um equilíbrio entre as tonalidades mais neutras e essas bem marcantes.

COMO USAR CORES QUENTES

Por transmitirem agitação e bastante energia, as cores quentes costumam ser mais usadas em ambientes de convívio social, como a sala de estar, o hall de entrada e a sala de jantar. Elas combinam perfeitamente com esses espaços onde há uma grande circulação de pessoas e onde costumamos receber os amigos para conversar e interagir. O vermelho, o laranja e o amarelo são as principais escolha para esses cômodos.

Mas isso não quer dizer que você não pode brincar com os tons mais fortes em outros ambientes da casa. Nos quartos, porém, a dica é inserir as cores quentes com mais cautela e em menores quantidades. Uma forma bem interessante e fácil de ser removida sempre que necessário, é usa-las na roupa de cama e nas almofadas que ficam sob a cama. O resultado é muito bonito e livre de arrependimento.

Se você sempre sonhou com um quarto composto com cores quentes, também pode inserir na decoração. A dica é destacar uma parede com a tonalidade escolhida ou explorar o seu potencial nos acessórios decorativos. Assim, a cor se sobressai e marca presença, mas não toma conta de todos o ambiente.

O ideal para fugir do erro, é sempre trabalhar com o contraste entre as cores quentes e as cores neutras. Geralmente, os tons mais tranquilos ficam servindo como base, possibilitando combinações diferenciadas. O branco, o cinza claro e o bege são ótimos acompanhantes das tonalidades fortes: deixam o tom em destaque e dão equilíbrio a decoração.

Agora que você já sabe como usar cores quentes na decoração da sua casa, porque não conferir algumas inspirações, não é mesmo? Eu separei ambientes de estilos diferentes e que apostaram nos tons mais marcantes de formas bem variadas. Vale a pena conferir!

Como usar cores quentes 10 Como usar cores quentes 3 Como usar cores quentes 4 Como usar cores quentes 5 Como usar cores quentes 6 Como usar cores quentes 7 Como usar cores quentes 8 Como usar cores quentes 9

O que você acha das cores quentes na decoração dos ambientes? Conta para mim aqui nos comentários se você aposta nelas para compor algum cantinho da sua casa. Vou adorar saber!

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!