Você sabe como fazer suas plantas durarem muito mais tempo? Com as temperaturas mais baixas, é natural que as especies demandem um pouco mais de cuidado. Mas isso não quer dizer que não existam algumas coisas que possam ser feitas em outras épocas do ano para deixar as plantinhas bem conservadas. Assim, a decoração fica sempre muito mais interessante, não é mesmo?

Como fazer suas plantas durarem

Como fazer suas plantas durarem

Um vasinho de flor – mesmo que pequeno – é capaz de encher a casa de vida e mudar o clima do ambiente. Sem contar que todas as pessoas tem um apreço pelas verdinhas, seja para deixar os espaços mais bonitos ou até mesmo para se sentir mais próximo da natureza. Se você sempre quis ter uma decoração com flores e plantas, mas não costuma ter sucesso cuidando delas, dá só uma olhada nas dicas que eu separei para o post de hoje, assim você aprende como fazer suas plantas durarem e ainda confere inspirações para inseri-las nas composições.

VERDE NA DECORAÇÃO

Não é novidade para ninguém que as plantas funcionam como excelentes acessórios decorativos. Da varanda à sala de estar, quando bem cuidadas, são capazes de completar as composições dos ambientes ou até mesmo torna-se o grande ponto de destaque. E você pode até conferir mais sobre esse assunto, clicando aqui.

Como fazer suas plantas durarem 2

Em vasos coloridos, prateleiras planejadas ou em estantes mais rústicas, as plantinhas deixam a decoração ainda mais charmosa. Com esses pequenos detalhes visuais, é possível aproveitar a beleza desses itens e deixar os espaços em que são inseridas com um toque de personalidade. Mas só esses cuidados não são necessários para manter a saúde da sua planta. Desde a escolha da especie até a manutenção posterior, tudo é muito importante para que elas durem muito mais tempo.

COMO FAZER SUAS PLANTAS DURAREM

O primeiro passo para fazer com que suas plantas continuem lindas por mais tempo é analisar as condições do ambiente que você pretende acomodar a plantinha. Verifique e tome nota de algumas características do espaço, como por exemplo, se é úmido, a quantidade de luz solar que recebe, se possui uma boa ventilação e ainda qual a temperatura média da sua região. Com essas informações em mãos, você conseguirá comprar  a especie perfeita para as condições da sua casa.

Antes de escolher a sua planta é legal fazer uma pesquisa sobre elas. Assim, se você tem uma rotina muito corrida e não pode dedicar um bom tempo para os cuidados, deve optar por uma especie que demanda poucas regas e não precisa de podas, por exemplo. Esse detalhes também são importantes para manter as plantinhas saudáveis.

Como fazer suas plantas durarem 3

E falando em regas, elas não podem ser esquecidas! Cada planta exige quantidade de água diferente, e é necessário prestar atenção nisso. Isso porque, sem água as verdinhas não conseguem ficar fortes e crescer, mas com o excesso elas também podem sofrer. Uma boa dica para saber se ele está precisando se regada, é colocar o dedo na terra e conferir como ela está. Caso ela esteja muito úmida, o ideal é diminuir a quantidade de água.

Sobre a água que fica acumulada no pratinho embaixo da planta, você deve retira-la 30 minutos da rega. Assim, você previne o apodrecimento da raiz por ficar muito tempo em contato direto com água.

A iluminação também é um fator muito importante para o desenvolvimento da sua plantinha. Mesmo que você não tenha um espaço que receba diretamente a luz do sol, é interessante deixá-la em um cantinho bem iluminado. Mas, claro sempre preste atenção nas necessidades de cada especie – assim você não corre o risco de errar.

Ah, e se você tiver muitas flores e plantas diferentes em casa, pode montar uma tabela com os cuidados mais importantes de cada uma e manter sempre por perto. Dá um pouco de trabalho, mas garante que as verdinhas fiquem vistosas por muito mais tempo. E agora, que tal conferir algumas decorações com bastante verde?

Como fazer suas plantas durarem 4 Como fazer suas plantas durarem 5 Como fazer suas plantas durarem 6 Como fazer suas plantas durarem 7 Como fazer suas plantas durarem 9 Como fazer suas plantas durarem 10 Como fazer suas plantas durarem 11 Como fazer suas plantas durarem 12 Como fazer suas plantas durarem 13

Aprendeu como fazer suas plantas durarem? Se tiver mais alguma sugestão não deixe de compartilhar aqui nos comentários. Vou adorar saber!!

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!