Você sabe como aplicar tecido na parede? A técnica não é nenhuma novidade no universo decorativo, mas sempre surpreende com resultados cheios de charme. Basta escolher uma estampa bem colorida e que combine com o seu estilo e decoração e aproveitar todos os benefícios desse material, que a tempos tem um sido um grande coringa para quem não dispensa um bom “faça você mesmo”. E o mais legal é que mesmo que não tem experiência nenhuma pode se aventurar na aplicação do tecido na parede.

Como aplicar tecido na parede

Como aplicar tecido na parede

Pensando em lhe ensinar como aplicar tecido na parede, sem que existam nenhuma dúvida em relação ao processo, eu preparei um post respondendo as perguntas mais comuns sobre o assunto. Você vai ver como é simples mudar a decoração de um ambiente, apostando no trabalho manual e na criatividade. Vamos conferir?

RENOVANDO OS AMBIENTES

Aplicar tecido na parede é uma alternativa simples e econômica para renovar o visual dos ambientes. O processo é bastante simples, mas garante uma composição nova e cheia de personalidade. Com muitas opções em cores, estampas e texturas, o tecido pode ser usado no revestimento de paredes de diversos ambientes da casa. De um detalhe na sala de jantar até mesmo a aplicação completa no corredor, o material agrada a todos os estilos.

Como aplicar tecido na parede 2

O tecido oferece o mesmo efeito do papel de parede, porém tem a vantagem de ser encontrado em um preço mais acessível. O processo de colagem demanda um pouco mais paciência, mas não é nenhuma tarefa impossível de ser realizada.

COMO APLICAR TECIDO NA PAREDE

O primeiro passo para um bom resultado da aplicação do tecido é verificar as condições da parede. Ela precisa estar limpa, seca e sem grandes imperfeições para que o tecido fixe melhor e dure por muito mais tempo. Aqui vale dar um lixadinha antes de começar a colagem. Também é importante verificar a quantidade de umidade que a sua parede recebe. Pois isso irá influenciar na vida útil do revestimento.

Uma das dúvidas mais comuns é em relação ao tipo de tecido que deve ser usado. A dica é apostar nos fios mais finos e leves, já que os tecidos mais pesados podem descolar com facilidade – procure por aqueles que tenham até 70% de algodão na sua composição. Quanto às cores e estampas não existem regras. Porém, os desenhos mais miúdos facilitam a aplicação caso a parede for muito grande e precisar de emendas no tecido.

Como aplicar tecido na parede 3

Antes de colar o tecido na parede faça dois pequenos testes. O primeiro é só colocar o tecido junto a parede e verificar se a cor da sua parede não altera o visual do tecido. E o segundo é em relação a cola. Alguns tecido podem manchar em contato com a mistura usada na fixação, por isso, é importante fazer o teste em um pedaço do tecido.

Para começar a aplicação, faça uma mistura água com cola branca, sempre na proporção de 1/3 de água para 2/3 de cola. Ela não pode ficar nem muito líquida nem muito grossa, pois afetará o resultado final. A cola deve ser aplicada na parede e ficar agindo por alguns minutos antes do tecido ser fixado. Meça as faixas que serão coladas e deixe algumas sobras no rodapé para fazer o acabamento com o estilete.

Para remover as bolhas que podem surgir durante o processo, use uma espátula. É possível que o seu tecido fique com algumas manchinhas, isso  é normal e sumirá quando a cola secar por completo – isso acontece porque, acabamos aplicando mais colas em alguns pontos.

O acabamento deve ser feito com verniz fosco em cima, para garantir que a aplicação dure por mais tempo. E se enjoar? Remover o tecido é tão fácil quanto aplicar. Bastar ir puxando o tecido e se encontrar alguma resistência é só umedecer levemente o local. Se sobrar alguns resquício de cola na parede, basta lixar e aplicar uma demão de tinta, que tudo ficará novinho em folha.

Como aplicar tecido na parede 4 Como aplicar tecido na parede 5 Como aplicar tecido na parede 6 Como aplicar tecido na parede 7 Como aplicar tecido na parede 8 Como aplicar tecido na parede 9 Como aplicar tecido na parede 10

Aprendeu como aplicar tecido na parede? Se você tiver mais alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de comentar. Vou adorar poder ajudar!

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!