CORES CERTAS

Já falamos muito sobre cores aqui no blog. Como elas podem ser usadas e como elas influenciam na decoração e nas sensações dos ambientes. Escolher as tonalidades que estamparam as paredes de cada cômodo não é uma tarefa fácil. É necessário fazer um planejamento a longo prazo, levando em consideração fatores como versatilidade, originalidade e durabilidade estética. Essa ultima se refere tanto às tendências do universo de decoração, como ao fato de se com o tempo você não vai cansar e enjoar da tonalidade escolhida.

casa e cor

Casa e cor

Para não errar na hora de colorir as paredes, a primeira dica é escolher um tom de cor que mais se aproxima com a sua personalidade e objetivo final. As cores são separadas em dois grandes grupos: quentes e frias. Entre as quentes encontram-se os vermelhos, amarelos, laranjas e rosas, e as frias os azuis e verdes. É possível combinar tonalidades quentes com quentes e frias com frias, como também dá um efeito interessante ao ambiente a mistura dos dois grupos.

Casa e cor

Se nem as cores frias, nem as core quentes agradarem o seu gosto, você pode investir nas tonalidades neutras, como o branco e preto. O contraste entre essas duas nuance está em alta e pode ser usado em qualquer ambiente da casa, dando um toque moderno e bem minimalista. O segredo para escolher sem arrependimento é seguir as preferências dos moradores, não adianta apostar nas cores que estão na moda, se eles não combinam com a sua personalidade.

Aspectos como tamanho e quantidade de iluminação que o ambiente recebe são fundamentais na hora de decidir a cor do espaço. Tonalidades quentes e luminosas caem melhor em cômodos grandes e com mais incidência de luz natural. As frias e neutras são recomendadas quanto há um espaço limitado, pois são capazes de dar uma sensação de amplitude para os ambientes.

Se a sua ideia é ousar, as dicas são apostar em tonalidades vibrantes no teto e listras nas paredes para modificar a percepção dos espaços. Confira algumas ideias para brincar com casa e cor:

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!