Não sabe em que local da casa instalar seu ar condicionado? Veja nossas dicas para que ele seja instalado e utilizado sempre da forma correta e mais econômica

Há muito tempo o ar condicionado deixou de ser um item de luxo, para se tornar artigo de primeira necessidade, na hora de construir e decorar sua casa. É preciso pensar em todos os detalhes, desde o local onde ele ficará, para que seja longe de fontes de calor, desde ao posicionamento, para que ele não atrapalhe o trabalho de decoração. No artigo de hoje, vamos te ajudar um pouco com isso e dar algumas dicas que podem ser de muita utilidade. Acompanhe conosco e veja como fazer bonito na hora da instalação do ar.

Dicas antes de comprar o Ar condicionado

Cálculo De BTUs – O cálculo de BTU é uma questão que gera bastante dúvida e é essencial para determinar qual equipamento você deve adquirir para o seu cômodo. Escolher a quantidade de BTU incorreta pode fazer com que o ar-condicionado não resfrie adequadamente o ambiente ou, caso você exagere, resulta em um gasto de energia maior do que o necessário.Para isso é interessante consultar a tabela abaixo:

consumo-ar

Pensar a localização evita problemas – Se você estiver construindo e pretende em algum m
omento instalar ar-condicionado, passe a infraestrutura (os três tipos de tubos) nas paredes prontas, no mesmo momento em que o encanador estiver fazendo a instalação hidráulica e em que estiverem sendo colocadas as caixinhas para tomadas e interruptores.É super importante evitar instalar o split em locais da casa em que a tubulação do ar interfira nas instalações elétricas ou tubos de água e esgoto. Se não seguir essa dica, pode ter vários problemas no futuro se resolver instalar um ar.

Economia – tenha atenção ao selo procel, isso indica que o aparelho foi vistoriado pelo inmetro e pela Aneel. Com isso você tem a certeza de estar levando um aparelho mais econômico para casa.

Split, Janela ou Portátil – se você mora em prédio, é importante verificar qual o modelo permitido.Alguns prédios não permitem o uso de ar split por causa da máquina que fica exposta. Via de regra, o split costuma ser mais econômico, embora seu preço seja mais salgado e sua instalação mais complicada, mas o de janela, de acordo com o tamanho do local, também é bastante eficiente. O uso do ar condicionado portátil não necessita de instalação, apenas uma janela. Mas apesar da mobilidade, ele ainda é bem caro e não tão eficiente quanto os outros dois tipos de ar condicionado.

ar-condicionado-dicas

Melhores preços – normalmente eu tenho o hábito de usar um comparador de preços antes de comprar pela internet e recomendo que você faça o mesmo, em alguns casos você pode chegar a diferenças de até 250 reais no mesmo modelo. Uso sempre comparadores como Zoom, Buscape e Jacotei por exemplo.

Dicas para instalação do Ar condicionado

Cuidado com o Sol – é importante que o ambiente não fique entrando sol a todo instante, se possível, que entre no máximo o sol da manhã. Se for inevitável, recomenda-se o uso de cortinas para que não haja incidência de luz e consequentemente calor.

Fontes de Calor – além do sol, fontes de calor como TVs de tela grande, monitores de pc e eletrodomésticos que produzam calor, devem ser evitados ao máximo no ambiente, caso não haja como, pode ser necessário adquirir um ar com maior BTU.

Após a Instalação

É importante também seguir algumas dicas para o bom uso e durabilidade do aparelho:

– Evite desligar o aparelho, se você pretende retornar logo ao mêsmo cômodo, a energia gasta para ele religar e fazer o ar novamente ficar frio é maior do que ele gastaria continuando ligado.

– Não force o aparelho usando em temperaturas como 16 c. Ele dificilmente conseguirá gelar a essa temperatura. Como ele faz troca de calor toda vez que se abre uma porta, por exemplo, o ideal é deixar em 22 ou 23 graus.

 

ar-na-sala

 

– Outro ponto importante é o da limpeza constante e bem feita do equipamento. Sem isso, o filtro de ar acumula partículas de poluentes, fungos e bactérias e, sem cuidado devido, o ar dentro do ambiente pode ficar pior do que, por exemplo, o da rua.

Conclusão

Bom pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis, afinal é super importante aliar conforto, beleza e economia em sua casa, não é verdade?

Se você tem sugestões de outros artigos, pode deixar nos comentários.

Até a próxima

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!