Você usa almofadas na decoração da sala de estar? Leves e muito versáteis, esse é um daqueles acessórios que sempre conseguem se encaixar nos ambientes, independente do estilo e do tamanho do cômodo. Entre modelos e estampas, o segredo é saber escolher a almofada que seja capaz de criar um ponto de destaque no sofá, mas que ao mesmo tempo proporcione muito conforto para todos.

Almofadas na decoração da sala

Almofadas na decoração da sala

 

Se a sala é um dos seus lugares favoritos da casa, onde você passa a maior parte do tempo livre, recebendo os amigos e a família e descansando depois de um longo dia de trabalho, nada mais justo que investir em uma decoração bem caprichada e de personalidade. Melhor ainda é poder fazer isso sem gastar muito, não é mesmo? Com as almofadas na decoração da sala isso é possível. Vamos conferir as dicas e inspirações?

LINDAS E CONFORTÁVEIS

Há tempos combinar as almofadas com a decoração deixou de ser um grande desafio. Isso porque a tendência do momento é mesmo brincar com as possibilidades de cores e estampas, criando composições bem originais. Mas é claro que alguns cuidados devem ser tomados, para que a sua sala de estar não pareça um bloco carnavalesco. Na hora de escolher as tonalidades desse item, não deixe de pensar na paleta usada nas paredes e no próprio sofá. Assim não tem erro!

Almofadas na decoração da sala

Almofadas na decoração da sala

Uma coisa muito interessante das almofadas na decoração da sala é que além delas deixarem o cômodo mais aconchegante, conseguem imprimir o nosso estilo na composição. E por serem pequenas e bem acessíveis, podem ser trocadas sempre que você cansar do que está vendo. Do clássico ao moderno, as almofadas são uma parte bastante importante nesse ambiente.

ALMOFADAS NA DECORAÇÃO DA SALA

Quem é a favor de um estilo mais tradicional na hora de decorar, deve apostar em cores mais sóbrias e uma combinação de almofadas com estampas que nunca saem de moda, como é o caso das listras. Você não precisa trazer várias cores para a decoração e nem investir em padrões que não combinam com a sua personalidade para ficar por dentro dessa tendência. Basta escolher dois tons e sobrepor sobre o seu sofá.

Pense nas suas almofadas como acessórios que podem ser facilmente removidos da composição e não tenha medo de ousar, uma vez ou outra. Sempre quis ter uma sala com toque pink ou estampa tigrada? Você pode! As capas das almofadas podem ser trocadas e você imprime estilos bem diferentes na sala de estar apenas com o uso dos tecidos. Sem esquecer que você mesma pode fazer as capas do jeitinho que quiser, não é mesmo?

Uma das dúvidas mais comuns é em relação ao número de almofadas que devem ser usadas no sofá e também como devem ser organizadas para que o resultado seja bem harmonioso. Para resolver esse problema, eu separei uma imagem que ensina quatro maneiras muito simples de aproveitar toda a beleza desse acessório. Confere só:

Almofadas na decoração da sala 3

Fácil, não é mesmo? Também é importante tomar cuidado para não exagerar no número de almofadas, principalmente se o sofá tiver um tamanho reduzido. Faço sempre o experimento de sentar no sofá e se acomodar juntamente com os itens. Se eles estiverem ocupando muito espaço, a dica é reduzir o número. O legal é que você consiga relaxar, sem precisar tirar as almofadas do sofá toda a vez.

Almofadas na decoração da sala 4

Esse é um círculo cromático, e pode ajudar muito na hora de decidir as cores das suas almofadas. As cores complementares são aquelas que ficam em lados opostos no círculo, como por exemplo, o verde o rosa. Essa opção é ótima para quem quer adicionar um colorido na decoração e quer ter certeza que irão combinar. Agora, se a sua ideia é apostar em três cores, pode brincar com a tríade. Com o triangulo desenhado sob o círculo,  você consegue visualizar as três nuances que melhor funciona juntas.

Se a ideia é um efeito mais discreto, você pode apostar nas cores monocromáticas. É muito simples, basta eleger a sua tonalidade favorita e brincar com as sombras e outros tons dela. E por fim, existem as cores análogas, que é a harmonia formada de uma cor, combinadas com duas cores vizinhas, como por exemplo, vermelho, laranja e amarelo.

 

Agora que você já sabe como organizar tudo no sofá e como acertar em cheio na escolha das cores, está na hora de conferir algumas inspirações cheias de charme:

Almofadas na decoração da sala 5 Almofadas na decoração da sala 6 Almofadas na decoração da sala 7 Almofadas na decoração da sala 8 Almofadas na decoração da sala 9 Almofadas na decoração da sala 10

Aprendeu como usar as almofadas na decoração da sala? Então, conta para mim aqui nos comentários como você faz para usar esses itens na sua casa. Ah, se quiser aprender como montar suas próprias almofadas, clique aqui.