casa renovada

A regra básica para que um projeto seja bem executado é planejar. Na hora de reformar a casa, não tem como fugir do planejamento. É ele que vai evitar as dores de cabeça, os imprevistos e os gastos desnecessários. Se você está pensando em renovar os ambientes, confira algumas dicas para organizar tudo sem estourar o orçamento e sem se arrepender depois.

reforma

O segredo de uma reforma de sucesso está na atenção aos detalhes e no planejamento de todos os recursos que serão utilizados, desde os físicos até os psicológicos. Afinal de contas, enfrentar uma grande mudança em casa pode dar muita dor de cabeça, não é mesmo? Saiba como evitar esse e outros problemas.

REFORMA SEM ESTOURAR O ORÇAMENTO

Defina seus objetivos antes da reforma começar. Pode parecer algo óbvio, mas muitas pessoas compram as tintas e outros materiais, sem ter definido exatamente quais serão as transformações feitas em casa.  Por isso, antes de qualquer coisa, tenha em mãos os objetivos do projeto. Pesquise referências e colete algumas fotos de projetos inspiradores, assim fica mais fácil visualizar o que você deseja.

Divida o projeto em etapas. Uma boa forma de começar o seu planejamento é montando um cronograma do projeto. Defina quais serão as coisas que devem ser feitas primeiros e os cômodos por onde a reforma deve começar. Isso ajuda na preparação do orçamento.

reforma 2

Consulte um profissional. Se a reforma não for algo simples o recomendado é buscar ajuda de engenheiro ou arquiteto, nem que seja uma consultoria básica. Além de aprimorar o projeto, apontando as melhores alternativas, esses profissionais podem dar dicas que evitem o comprometimento da estrutura e valorização do imóvel.

Pesquise os custos dos materiais e da mão de obra. Essa é uma parte muito importante para que o orçamento não seja comprometido. Uma boa pesquisa de mercado pode revelar os preços mais atraentes, apontando as opções mais vantajosas em relação ao custo e benefícios dos produtos e da mão de obra.

Avalie quanto da sua renda pode ser destinado a uma reforma. Os gastos devem ser bem planejados, sempre levando em consideração a sua renda. O ideal é que todas as dívidas somadas nunca ultrapassem mais de um terço da renda mensal.

reforma 3

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!