Já pensou em ter uma cama embutida na decoração do seu quarto? Muito práticas, elas economizam espaço e ainda garantem que você aproveite alguns metros de circulação. Sem contar que, hoje em dia, o mercado tem oferecido uma infinidade de modelos muito bonitos e modernos, que vão muito além daquele visual quadrado que a gente costumava ver por aí.

decoracao

 

Se você sempre quis ter uma cama embutida, chegou a hora de tomar a decisão. E se você nunca gostou desse estilo de móvel, talvez essa seja uma oportunidade para você mudar a sua opinião em relação às composições que apostam na peça. No post de hoje eu separei algumas dicas para o uso da cama embutida e também várias inspirações, para que você possa conferir todo esse charme na prática.

POUCO ESPAÇO, MUITO ESTILO

Você já sabe que ter um quarto pequeno não é problema. O problema é quando as metragens são mal aproveitadas e falta espaço para organizar as roupas, os sapatos e todos aqueles itens que devem ser guardados nesse ambiente. Levando em consideração que a cama ocupa cerca de 60% do total do quarto, por que não otimizar o seu uso e aproveitar muito mais cômodo? Com as camas embutidas, que ficam embaixo ou até mesmo dentro dos armários, fica muito mais fácil fazer isso.

Eu sei que muitas pessoas preferem quando a cama fica mais livre na decoração, no centro do quarto. Porém, quando não existe essa possibilidade, aproveitar os espaços que ficam acima dela ou dos lados é sempre uma boa ideia, não é mesmo? Ainda mais quando tudo for composto com muito charme e estilo, deixando o ambiente muito mais bonito e aconchegante.

QUARTO COM CAMA EMBUTIDA

O segredo para o sucesso da cama embutida está em saber dosar o uso dos armários. Tudo bem que aproveitar espaços e organizar é sempre bom, mas você precisa tomar cuidado para não exagerar no uso dos móveis e acabar deixando o quarto com um visual apertado, causando a sensação de que ele é ainda menor. Para resolver esse problema, evite aquela caixa ao redor da cama, prefira um armário sob ela ou ainda ao lado. Usar cores claras e neutras, misturadas com o mesmo tom da parede, também ajuda no efeito final.

Um exemplo claro de respiro na decoração é o modelo abaixo. O armário em cima da cama poderia estar ligado até a outra parede, mas assim garantiu que o espaço não ficasse muito carregado. O tom cinza não adicionou peso à decoração e combinou perfeitamente com o restante do quarto. Para organizar objetos usados todos os dias e também para decorar um pouco espaço, foi usada uma prateleira logo abaixo do armário. Charmoso, não? A minha dica aqui seria apostar em uma prateleira bem fina e discreta, para que ninguém corra o risco de bater a cabeça logo pela manhã ao levantar.

decoracao 2

No quarto das crianças as camas embutidas também são bem vindas e ganham projetos mais livres e sem tantos cuidados. Aqui o efeito caixa pode até ficar muito interessante, como é o caso da imagem abaixo (esquerda). Todo o espaço foi planejado para que pudesse acomodar os itens da moradora e ainda sobrou espaço para criatividade, usando as estantes dos dois lados da cama embutida. O papel de parede e a iluminação deram o toque de charme à composição e o quarto ficou um bom espaço de circulação.

Na foto da direita, uma cama embutida mais simples. Para aproveitar o espaço entre a parede e o armário, foram utilizadas algumas prateleiras simples. A ideia é muito boa para quartos que precisam de soluções de organização. Além de prática, o resultado ficou muito leve, não é mesmo?

decoracao 3

Para quem acha que os armários em cima da cama deixam o espaço muito sufocante, os espaços laterais podem ser aproveitados. Uma ideia bem interessante é subir os criados mudos até o teto. No projeto abaixo podemos observar como os armários em tom mais escuros contrastaram bem com o restante do quarto.

Nesse caso ainda, a cama pode ser levantada e nem parece que existe. Em quitinetes ou apartamentos realmente pequenos, essa pode ser uma solução bem criativa e despojada. Já pensou em um dia de preguiça pode esconder a cama sem precisar arrumá-la?

decoracao 4

Gostou das ideias para usar a cama embutida na decoração? Conta para mim aqui nos comentários quais dos projetos você achou mais interessante e se apostaria em um na sua casa. Depois não deixe de compartilhar esse conteúdo com os seus amigos no Facebook. E se quiser aprender a decorar um quarto com medidas reduzidas, não deixe de clicar no link: Decorar quarto pequeno.

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!