DA MODA PARA A CASA
Sucesso entre os hippies na década de 60, as estampas étnicas voltaram à moda na temporada passada e vieram para ficar. A tendência foi figura carimbada em desfiles e lançamentos de coleções famosas de roupas, e não demorou muito para saltar das passarelas para as ruas, e das ruas para as casas. Uma estampa cheia de cor, alegria e personalidade, com certeza tem tudo para melhorar a decoração de qualquer ambiente.
As estampas étnicas carregam consigo referências de diferentes tribos, sejam elas indígenas, africanas ou indianas. Os trabalhos são muito delicados e podem servir de inspiração para composição de espaços contemporâneos, misturando o estilo rústico com detalhes clássicos. Para não errar na hora de apostar nessa tendência, é importante ficar atento quanto à harmonia dos ambientes. O ideal é fugir dos exageros, mas não ter medo de apostar nas cores.
ESTAMPA ÉTNICA NA DECORAÇÃO
Quando inseridas nos espaços, as estampas étnicas têm a capacidade de deixar qualquer ambiente muito mais alegre e vibrante, ao mesmo tempo em que dá toques de rusticidade à decoração. As opções de uso são muito variadas, e é praticamente impossível não se apaixonar pelas possibilidades que essa estampa proporciona.
Para aqueles que preferem usar as cores apenas nos detalhes, elas aparecem estampando almofadas, tapetes e quadros. É sempre muito importante respeitar as suas preferencias na hora de decorar. Quem procurar apostar na tendência, mas conservar uma discrição no espaço, pode contrastar o colorido da estampa com a neutralidade do branco no restante dos elementos.
Agora se a ideia é investir nas cores sem medo, você pode combinar as estampas étnicas com outros padrões. Para não errar, basta apostar em cores que se harmonizam em todas as estampas. E cuidado com os ambientes pequenos, cores muito intensas podem acabar diminuindo a sensação de espaço. Confira algumas ideias e se inspire:
[…] você é fã do estilo étnico, com certeza, já conhece o Ikat. A técnica consiste em um tie-dye especial, onde os fios de seda […]