Você sabe por onde começar a decoração de ambientes pequenos? É muito comum que surjam dúvidas na hora de compor espaços que possuem as medidas reduzidas. Isso porque, o desafio é um pouco maior e nem sempre é fácil conseguir colocar no tudo no lugar, sem comprometer a circulação e valorizando os pontos positivos do imóvel.

decoracao

decoração de ambientes pequenos

Se você possui alguns receios e não sabe por onde começar na hora de investir em uma decoração de ambientes pequenos, não se preocupe, hoje é o seu dia de sorte! Nesse post você encontrará dicas de como fugir dos erros mais comuns na hora de decorar espaços reduzidos. Além, é claro, de conferir várias inspirações para deixar o seu cantinho muito mais moderno e cheio de charme.

BOAS IDEIAS E SOLUÇÕES

Todo mundo tem, pelo menos, um cômodo com medidas reduzidas em casa. Pode ser o home office, o quarto das crianças ou até mesmo a sala de estar. E para isso não precisa se desesperar e nem quebrar a cabeça. Com algumas boas ideias e soluções de aproveitamento de espaço e otimização do ambiente, todo o espaço ganha um visual mais amplo e você ainda consegue um resultado que combina com o seu estilo.

decoracao 2

A decoração de ambientes pequenos precisa aliar alguns pontos: iluminação, circulação, móveis funcionais e um pouco de respiro visual. Se você conseguir diminuir os número de peças, mantendo a praticidade e iluminar os espaços, você conseguirá decorar com maestria.

ERROS COMUNS NA DECORAÇÃO DE AMBIENTES PEQUENOS

Muitas das pessoas que moram em apartamentos pequenos comentem vários erros na hora de decorar a casa. A consequência disso? Espaços mais aproveitados e aquela sensação de que o cômodo é ainda menor. Para lhe ajudar a resolver esse problema e identificar em parte você está deixando a desejar na composição, aqui vão os erros mais comuns na decoração de ambientes pequenos.

1. Pisos e revestimentos diferentes – Quanto menos você dividir visualmente o seu ambiente, melhor! Na hora de escolher o revestimento, procure optar por uma cor padrão para todos os cômodos – principalmente em espaços integrados. Isso causa um bom efeito na decoração, garantindo a sensação de amplitude na casa. O mesmo vale para tapetes e para as cores da parede!

2. Móveis grandes – Esse é um dos erros mais comuns na hora de decorar ambientes pequenos. É muito importante que você avalie as medidas disponíveis e respeite esse espaço na hora de escolher as peças que irão compor seus espaços. Acabar com a circulação é a pior forma de compor espaços com poucas metragens. Além disso, é interessante apostar em itens que possuem mais que uma função que facilmente possam ser aproveitados em outros cômodos da casa.

decoracao 3

3. Paredes muito decoradas – O espaço vertical deve ser aproveitado e um bom papel de parede não faz mal à ninguém. Porém, é preciso tomar cuidado para não cair no exagero e acabar sobrecarregando o ambiente. As estampas mais indicadas para a parede são aquelas com cores mais neutras e com poucos traços. Em relação aos quadros e outros acessórios, faça sempre um exercício de harmonização. Experimente e teste antes de tomar a decisão final.

4. Acessórios decorativos pequenos – Na hora de decorar a estante ou o aparador prefira um acessório grande, ao invés de vários pequenos. Muitos enfeites acabam poluindo o visual do ambiente e criando a sensação de que o ambiente é ainda menor.

decoracao 4

5. Cores escuras – As cores escuras deixam os ambientes com um clima bem mais pesado. Por isso, prefira os tons mais neutros para decorar as paredes e móveis muito grandes. Mas não tenha medo de colorir a decoração com outros elementos, como almofadas e alguns quadros na parede. O contraste de tonalidades também é muito importante para criar uma composição de personalidade.

FOTOS DE DECORAÇÃO DE AMBIENTES PEQUENOS

Agora que você já conferiu os error comuns na decoração de ambientes pequenos e aprendeu como montar o seu cantinho com personalidade e aproveitando todos os espaços, porque não dar um conferida em uma seleção de imagens inspiradoras? Eu separei composições de espaços com medidas reduzidas para provar que não existem limites para a criatividade na hora de decorar. Confira!

decoracao 5 decoracao 6 decoracao 7 decoracao 8 decoracao 9 decoracao 10 decoracao 11 decoracao 12 decoracao 13 decoracao 14 decoracao 15

E então, o que você achou da decoração de ambientes pequenos? Viu como é simples valorizar as medidas e  inserir alguns toques modernos e funcionais pela casa? Conta para mim aqui nos comentários se você tem mais alguma dica para decorar em poucos metros.

Quer mais ideias para decorar ambientes pequenos? Então, confira o post: Apartamentos pequenos decorados.

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!