Já pensou em investir em uma decoração em tons escuros? As cores fortes são perfeitas para criar ambientes de personalidade e com um toque de aconchego, sem contar que são muitos mais fáceis de manter limpas e bonitas.  Para quem adora uma opção moderna e não dispensa decorar com bastante charme e elegância, as tonalidades mais escuras funcionam muito bem – do banheiro até as áreas de convívio social.

Decoração em tons escuros

Decoração em tons escuros

Se você sempre sonhou em desfrutar de uma sala de estar com cores fortes na composição, mas sempre teve medo de errar no resultado final, essa é a hora de se limitar dos pré-conceitos e colocar a mão na massa e as cores na parede. Para lhe ajudar nessa tarefa, eu separei algumas dicas para compor uma boa decoração em tons escuros. E de quebra você ainda pode conferir algumas inspirações!

COR E CALOR

Se você é daquelas pessoas que não abre mão de ambientes que usem as cores para transmitir calor e outras sensações, os tons escuros são muito indicados para a decoração. E se por um lado o risco de exagerar e acabar deixando os espaços com a sensação de dimensão reduzida, por outro, as vantagens estéticas são incontáveis e valem correr o risco.

Decoração em tons escuros 2

Detalhes coloridos contrastam com tons escuros

Isso porque, as cores fortes imprimem um estilo bastante particular a qualquer cantinho e deixam até as composições mais simples com um toque mais sofisticado. Do preto ao azul marinho, existem infinitas opções de cores e combinações para quem deseja criar um efeito mais quente em casa. E para não errar, o segredo é apostar sempre no equilíbrio e na mistura com tonalidades mais claras e neutras.

DECORAÇÃO EM TONS ESCUROS

Os tons escuros são perfeitos para criar um clima elegante e cheio de charme, porém, quando usados em demasia podem causar o efeito contrário, diminuindo a sensação de amplitude dos ambientes e carregando o visual. Nesses casos, a dica é investir em uma boa iluminação para contrastar com os tons fechados. Seja por meio de luminárias e spots bem posicionados, ou ainda com auxílio das luzes natural, é importante que ambiente esteja sempre bem iluminado.

O preto e as suas cores similares, como o cinza e ameixa são exemplos clássicos de tonalidades que nunca saem de moda e enriquecem qualquer composição. No quarto, na sala ou na cozinha, os tons escuros podem ser utilizados de diversas formas e em variadas intensidades. Você pode investir em uma parede inteira de cor intensa, ou apostar em pequenos detalhes para dar o tom da decoração. O segredo é saber encontrar o equilíbrio e fazer o contraste entre as cores escuras e as mais claras.

Decoração em tons escuros 3

Se a intenção for deixar o cômodo mais intimista e aconchegante, a escolha por tonalidades mais fortes é certeira. Podendo ser inserida por meio de tapetes, mantas, toalhas e almofadas. Agora, se a ideia for conquistar uma decoração sofisticada, a dica é combinar os tons escuros com espelhos, pois eles dão profundidade ao ambiente e otimizam os pontos positivos.

Os tons escuros são mais recomendados na decoração de ambientes amplos, uma vez que diminuem visualmente o tamanho do cômodo. Porém, quando há colaboração da iluminação e uma base mais neutra para contrastar, é possível brincar com essa tonalidades em espaços mais reduzidos. Se esse for o seu caso, experimente deixar os tons escuros para compor os móveis e acessórios. Isso porque, as paredes em cores muito fortes podem acabar pesando muito no ambiente e você sentirá uma necessidade de trocar com mais frequência.

Decoração em tons escuros 4 Decoração em tons escuros 5 Decoração em tons escuros 6 Decoração em tons escuros 7 Decoração em tons escuros 8 Decoração em tons escuros 9 Decoração em tons escuros 10

Gostou das inspirações para montar uma decoração em tons escuros? Conta para mim aqui nos comentários qual é a forma que mais combina com o seu estilo.

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!