Você sabe o que não pode faltar em uma decoração de sala pequena? Muito se fala sobre sensação de amplitude e aproveitamento de espaço, mas quais as dicas que realmente valem a pena serem colocadas em prática? No post de hoje, eu separei algumas sugestões para você decorar com medidas limitadas, valorizando o que seu ambiente tem de melhor. Quer conferir tudo de pertinho? Então, me acompanhe!

Decoração de sala pequena

Decoração de sala pequena

Faça uma lista com algumas palavras-chaves que não podem faltar na sua composição, como por exemplo, conforto, praticidade e iluminação. Depois é só começar escolher os itens que oferecem o que você procura ao ambiente, como almofadas, prateleiras e luminárias,  respectivamente. Com um bom planejamento, qualquer de decoração de sala pequena ganha ares de capa de revista.

DETALHES FAZEM A DIFERENÇA

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma decoração de sala pequena não envolve muitos mistérios. O primeiro grande passo é entender que cada caso é realmente um caso. Nem sempre as dicas para composições de ambientes com pouco espaço poderão ser úteis para você. Nessa situação, a solução é estudar o seu cômodo e identificar  as suas reais necessidades, balanceando com as possibilidades.

Decoração de sala pequena 2

Antes de começar a sua decoração na prática, pintando as paredes de branco e diminuindo o número de móveis, responda a seguinte pergunta: Qual é a sua intenção ao decorar a sala? Você precisa de um espaço para reunir a família e os amigos ou quer montar um cantinho para assistir televisão nos finais de semana? Ou ainda precisa unir as duas coisas? Isso será fundamental na hora de decidir o que vai fazer parte da sua decoração de sala pequena e também o que deve ser priorizado.

DECORAÇÃO DE SALA PEQUENA

Uma vez que você concluir essa primeira parte teórica, é hora de colocar tudo em prática. E existe prática mais eficiente do que experimentar? Antes de radicalizar na decoração, porque não investir em pequenas mudanças e ver como o ambiente reage? Troque alguns móveis de lugar, retire algumas peças e traga novos elementos. Às vezes, tudo que a gente precisa é dar toques de renovação.

Se você já fez isso e mesmo assim quer uma decoração de sala pequena nova, comece retirando tudo aquilo que parece ser supérfluo ou grande demais para a sala. Opte por uma mobília versátil e que se encaixe na decoração. Banquinhos e pequenos puffes são peças bastante coringas para serem utilizados na composição desses espaços. Porque além de ocuparem poucos centímetros, eles podem, eventualmente, serem usados em outras funções.

Para quem quer conforto na decoração da sala, tapetes, almofadas e cortinas não podem faltar. Porém, é importante tomar cuidado com os exageros. Escolha um tapete confortável, mas que não chame muita atenção, maneire no número de almofadas e invista em uma cortina com dois panos – um leve para os dias de visita em casa e outro mais pesado, para a hora do cinema. Quem preferir pode apostar na persiana, que é moderna e controla muito bem entrada de luz.

Decoração de sala pequena 3

Estantes e prateleiras são ótimos móveis para organizar e aproveitar espaços. Porém, quando usados em demasia, acabam criando a sensação de o ambiente é ainda menor. Por isso, a dica é apostar no equilíbrio visual. Coloque algumas prateleiras e nichos, mas não preencha uma parede inteira com o móvel. Se você tem uma sala de estar e uma sala jantar integradas, pode usar a estante para delimitar os ambientes, sem comprometer o espaço ou bloquear a luz.

E falando em luz, não se esqueça de deixar os raios de sol entrar na sua sala. E se eles não forem suficiente para garantir um espaço agradável e bem arejado, aposte nos lustres e luminárias. Peças como essas não apenas ajudam a melhora sensação de amplitude, como adicionam charme e elegância à decoração.

Depois das dicas para a decoração de sala pequena, é hora de conferir algumas inspirações práticas. O que você acha? Separei imagens de salas que deixaram as suas medidas em segundo plano e oferecem um visual muito charmoso e convidativo, mesmo em poucos metros.

Decoração de sala pequena 4 Decoração de sala pequena 5 Decoração de sala pequena 6 Decoração de sala pequena 7 Decoração de sala pequena 8 Decoração de sala pequena 9 Decoração de sala pequena 10 Decoração de sala pequena 11

E então, aprendeu como investir em uma boa decoração de sala pequena? Conta para mim aqui nos comentário o que não pode faltar na sua composição. E não deixe de compartilhar esse conteúdo com os seus amigos lá no Facebook.

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!