Você já ouviu falar sobre decoração de quarto montessoriano? Essa é uma tendência que tem aparecido com cada vez mais força na hora de compor o cantinho dos pequenos em casa. Mas a técnica vai muito além da composição estética dos ambientes, a ideia é criar um espaço estimulante para as crianças se desenvolverem.

Decoração de quarto montessoriano

Decoração de quarto montessoriano

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Hoje eu separei algumas dicas e muitas inspirações para você investir em uma decoração de quarto montessoriano em casa. Tudo muito simples e fácil de aplicar! Vamos conferir?

PEDAGOGIA MONTESSORIANA

A pedagogia Montessoriana ou Método Montessori foi desenvolvida pela primeira mulher diplomada em medicina da Itália, Maria Montessori, por volta de 1907. Seu estudo enfatiza a importância de ter um ambiente criativo direcionado para o aprendizado das crianças. A ideia é que em espaços assim, os pequenos conseguem aprender sozinhos com as suas experiências e desenvolvem-se de uma maneira muito mais espontânea e saudável.

Decoração de quarto montessoriano 2

Desta forma, quando falamos em decoração montessoriana devemos pensar em um espaço criado a partir das necessidades da criança e não na funcionalidade para os pais. Mais importante que um quarto bonito, é garantir a liberdade do pequeno dentro do ambiente.

DECORAÇÃO DE QUARTO MONTESSORIANO

O primeiro passo para uma boa decoração de quarto montessoriano é não esquecer que o ambiente sempre deve ser planejado para que a criança sinta-se livre para explorar todos os espaços, mas que ao mesmo tempo esteja segura. Tomadas e objetos que podem machucar devem ser mantidos longe do alcance dos pequenos.

O principal objetivo do quarto montessoriano é estimular a autonomia das crianças, mas isso não quer dizer que ela não precise de uma constante monitoração. Para montar o seu cantinho em casa, você deve ter seguir algumas linhas de pensamento.

Decoração de quarto montessoriano 3

Para Maria Montessori, o desenvolvimento das crianças está diretamente ligado ao toque, porque é por meio desse contato com o mundo exterior que eles conseguem explorar e decodificar o que tem a sua volta. Por isso, deve haver espaço para explorar. Poucos móveis e peças mais baixas são um bom começo.

A grande marca dessa composição é o quarto sem berço. Ao invés de escolher um móvel, aposte apenas em um colchão, seja diretamente no chão, ou em estrado bem baixinho. Se você tem medo que a criança possa rolar durante a noite, é só inserir uma proteção em torno da cama. Tapetes peludinhos são perfeitos para deixar o quarto mais aconchegante e seguro.

A sensação de amplitude também é muito importante na decoração desse ambiente. Por isso, tudo deve ser muito bem organizado e com poucos objetos. Uma dica bem interessante é fazer um rodízio dos brinquedos expostos para as crianças. Assim, elas não ficam sobrecarregadas de informação e conseguem desfrutar muito mais de cada item.

Decoração de quarto montessoriano 4

Tudo deve estar ao alcance das mãozinhas da criança. A decoração deve garantir acessibilidade para os pequenos na hora de pegar os brinquedos, livros, roupas e todos outros objetos. Apostar em estantes baixinhas e cadeiras e mesas menores é uma excelente forma de garantir isso – e a organização.

Ouro objeto muito usado na decoração montessoriana é o espelho. Ele é utilizado para que a criança possa se conhecer e perceber que é uma pessoa diferente dos outros membros da família. Enquanto for um bebê, é legal instalar o espelho ao lado da cama. Mais tarde, pode ficar na vertical em outra parede. Sem esquecer de fixar bem e apostar em uma moldura segura.

Agora que você já sabe tudo sobre a decoração montessoriana na teoria, por que não conferir como tudo isso se aplica na prática com inspirações bem criativas? Separei alguns quartos bem charmosos e fáceis de reproduzir!

Decoração de quarto montessoriano 5 Decoração de quarto montessoriano 6 Decoração de quarto montessoriano 7 Decoração de quarto montessoriano 8 Decoração de quarto montessoriano 9 Decoração de quarto montessoriano 10 Decoração de quarto montessoriano 11

O que você achou da decoração de quarto montessoriano? Conta tudo para mim aqui nos comentários. Vou adorar saber!

Você gostou deste artigo? 😉
É bom e é de Graça!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração! De brinde você ainda ganha o Ebook: Os 10 erros mais comuns ao decorar a sua casa!