Depois de lhe ensinar como usar a iluminação no banheiro, hoje vou lhe mostrar como iluminar o quarto. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as luzes nesse ambiente não se limitam apenas a lustres e abajures na cabeceira da cama.

Como iluminar o quarto

Como iluminar o quarto

Elementos luminosos são ideias para adicionar toques de charme e personalidade a decoração. Sem esquecer, é claro, da utilidade que a luz acrescente ao quarto, não é mesmo? Afinal de contas, quando o espaço está bem iluminado, até a decoração ganha novos tons.

LUZ E DECORAÇÃO

Em primeiro momento, a iluminação parece muito menos interessante no quarto do que na sala de estar, por exemplo. Isso porque esse é um espaço que, geralmente, é usado para descanso e não para trabalho. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a iluminação é fundamental na hora de criar um clima de conforto e intimismo, perfeito para quem procura montar um cantinho propício para o relaxamento depois de um longo dia de trabalho.

Como iluminar o quarto 2

Além disso, a iluminação, quando bem planejada, pode se integrar à decoração e deixar o quarto muito mais bonito. Oferecendo praticidade na hora da leitura, no momento de se arrumar para sair e também para dormir.

Como iluminar o quarto

Vamos seguir o mesmo princípio da iluminação no banheiro e separar as luzes em três grupos: luz geral, luz de tarefa e luz de acento. Elas podem ser usadas de formas bem variadas para deixar o seu quarto com muita luminosidade e estilo.

Luz geral – A luz natural é fundamental até mesmo para que não passa muito tempo no quarto. Isso porque, ela é responsável por arejar o ambiente e impedir a proliferação do mofo. Porém, como ela não é suficiente sozinha, o recomendado é apostar em uma fonte de luz central no teto.

Como iluminar o quarto 3

Nesses casos, o mais indicado é investir em uma lâmpada mais amarelada e com pouco intensidade para criar um clima mais tranquilo no quarto. Se você quiser também pode inserir um dimmer para controlar a intensidade da luz, dependendo da situação.

Luz de tarefa – A menos que você monte um home office dentro do quarto, não há uma grande necessidade de investir em muitas luzes de tarefa, não é mesmo? Porém, é interessante possuir um ponto próximo a cama para facilitar os momentos de leitura e também na penteadeira para adora se maquiar no quarto.

Como iluminar o quarto 4

Arandelas de parede, lustres menores e luzes indiretas, como abajures e luminárias são as formas mais simples e eficazes de conseguir a luz de tarefa. E a grande vantagem é que sempre que você cansar pode desligá-las e manter o quarto menos iluminado.

Luz de acento – No quarto, a iluminação de acento é uma iluminação adicional e muito interessante. Ela não tem nenhuma utilidade prática, mas com certeza irá proporcionar um efeito visual muito bonito à sua decoração. Se a ideia é criar uma atmosfera romântica ou apenas adicionar um clima de relaxamento ao ambiente, um toque de brilho nunca é demais.

Como iluminar o quarto 5

E aqui os projetos de “faça você mesmo” podem entrar em ação e você pode contar com o charme das luzes de natal para deixar a cabeceira iluminada. E quem gosta de aromatizar o ambiente, também pode trazer algumas velas aromatizadas para a composição.

Confira alguns exemplos de decoração e aprenda como iluminar o quarto na prática.

Como iluminar o quarto 6 Como iluminar o quarto 7 Como iluminar o quarto 8 Como iluminar o quarto 9 Como iluminar o quarto 10 Como iluminar o quarto 11 Como iluminar o quarto 12 Como iluminar o quarto 13 Como iluminar o quarto 14 Como iluminar o quarto 15

E então, aprendeu como iluminar o quarto? Conta para mim aqui nos comentários quais elementos você usaria ou usa para deixar o seu cantinho muito mais iluminado e cheio de charme.

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!