Depois de lhe ensinar como usar a iluminação no banheiro, hoje vou lhe mostrar como iluminar o quarto. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as luzes nesse ambiente não se limitam apenas a lustres e abajures na cabeceira da cama.
Elementos luminosos são ideias para adicionar toques de charme e personalidade a decoração. Sem esquecer, é claro, da utilidade que a luz acrescente ao quarto, não é mesmo? Afinal de contas, quando o espaço está bem iluminado, até a decoração ganha novos tons.
LUZ E DECORAÇÃO
Em primeiro momento, a iluminação parece muito menos interessante no quarto do que na sala de estar, por exemplo. Isso porque esse é um espaço que, geralmente, é usado para descanso e não para trabalho. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a iluminação é fundamental na hora de criar um clima de conforto e intimismo, perfeito para quem procura montar um cantinho propício para o relaxamento depois de um longo dia de trabalho.
Além disso, a iluminação, quando bem planejada, pode se integrar à decoração e deixar o quarto muito mais bonito. Oferecendo praticidade na hora da leitura, no momento de se arrumar para sair e também para dormir.
Como iluminar o quarto
Vamos seguir o mesmo princípio da iluminação no banheiro e separar as luzes em três grupos: luz geral, luz de tarefa e luz de acento. Elas podem ser usadas de formas bem variadas para deixar o seu quarto com muita luminosidade e estilo.
Luz geral – A luz natural é fundamental até mesmo para que não passa muito tempo no quarto. Isso porque, ela é responsável por arejar o ambiente e impedir a proliferação do mofo. Porém, como ela não é suficiente sozinha, o recomendado é apostar em uma fonte de luz central no teto.
Nesses casos, o mais indicado é investir em uma lâmpada mais amarelada e com pouco intensidade para criar um clima mais tranquilo no quarto. Se você quiser também pode inserir um dimmer para controlar a intensidade da luz, dependendo da situação.
Luz de tarefa – A menos que você monte um home office dentro do quarto, não há uma grande necessidade de investir em muitas luzes de tarefa, não é mesmo? Porém, é interessante possuir um ponto próximo a cama para facilitar os momentos de leitura e também na penteadeira para adora se maquiar no quarto.
Arandelas de parede, lustres menores e luzes indiretas, como abajures e luminárias são as formas mais simples e eficazes de conseguir a luz de tarefa. E a grande vantagem é que sempre que você cansar pode desligá-las e manter o quarto menos iluminado.
Luz de acento – No quarto, a iluminação de acento é uma iluminação adicional e muito interessante. Ela não tem nenhuma utilidade prática, mas com certeza irá proporcionar um efeito visual muito bonito à sua decoração. Se a ideia é criar uma atmosfera romântica ou apenas adicionar um clima de relaxamento ao ambiente, um toque de brilho nunca é demais.
E aqui os projetos de “faça você mesmo” podem entrar em ação e você pode contar com o charme das luzes de natal para deixar a cabeceira iluminada. E quem gosta de aromatizar o ambiente, também pode trazer algumas velas aromatizadas para a composição.
Confira alguns exemplos de decoração e aprenda como iluminar o quarto na prática.
E então, aprendeu como iluminar o quarto? Conta para mim aqui nos comentários quais elementos você usaria ou usa para deixar o seu cantinho muito mais iluminado e cheio de charme.
[…] aprender a como usar a iluminação a seu favor nesse ambiente, não deixe de conferir o post: Como iluminar o quarto. Assim, você garante funcionalidade ao cômodo em qualquer momento do […]
[…] Quando o assunto é iluminação, o segredo é deixar a luz entrar, mas investir em algo que possa controlar sua intensidade, sempre que necessário. Cortinas duplas, com tecidos leves e mais grossos juntos, são uma boa alternativa para a decoração desse espaço. Se você quiser saber como aproveitar todas as vantagens das luzes diretas e indiretas, clique e confira esse post: Como iluminar o quarto. […]
[…] Este pequeno quarto de menina fica visualmente maior com a aplicação do branco no mobiliário e nos revestimentos e ganha vida através dos detalhes coloridos. Via Decoracao.com […]