Você sabe como manter a casa organizada? Com a correria do dia a dia é muito comum que algumas coisas se acumulem por fazer e que outras fiquem fora do lugar durante a semana inteira. Porém, apesar de muito comum, essas pequenas baguncinhas podem atrapalhar muito a sua rotina.

Como manter a casa organizada

Como manter a casa organizada

Uma das sensações mais agradáveis ao chegar em casa é encontrar tudo em ordem, não é mesmo? Se você, há tempos não sabe o que é isso, não se preocupe. Hoje eu separei algumas dicas de como manter a casa organizada, com o objetivo de fazer com que todos os seus cantinhos fiquem livrem da bagunça e também de que o seu tempo seja otimizado. Vamos conferir?

TUDO EM ORDEM – SUA CASA E SUA VIDA

Manter a casa organizada é uma questão de hábito e disciplina. É claro que você pode – e deve – apelar para acessórios organizadores por todos os ambientes, mas se não criar o costume de colocar as coisas no lugar, você sempre terá que tirar um dia inteirinho para ir à caça aos pertences perdidos.

Como manter a casa organizada 2

Sem contar que a bagunça incomoda no dia a dia e pode fazer com você perca muito tempo. Afinal de contas, que nunca quase se atrasou porque não achava alguma coisa importante, não é mesmo?

COMO MANTER A CASA ORGANIZADA

Você já sabe como a falta de organização é nociva para a rotina da casa e outras áreas da sua vida, mas a pergunta deve continuar na sua cabeça: Como manter a casa organizada? A primeira coisa que deve fazer é: desapegar. Tudo aquilo que não está mais sendo usado ou que não tem mais serventia deve ganhar um novo destino.

Você pode doar, reciclar, vender e até mesmo jogar fora. O que não pode acontecer é acumular um monte de objetos que só ocupam espaço e atrapalhar a organização dos demais itens. Depois que terminar essa grande limpeza, é hora de colocar o que sobrou no lugar.

Sala organizada – Talvez a sala seja um dos ambientes mais complicados de se manter organizado. Isso porque, além da gente passar um boa parte do tempo que estamos em casa nela, também é um ambiente de passagem. Já que muitas vezes é o primeiro cômodo da casa. Por isso, a primeira dica é: não largue nada na sala de estar ao chegar do trabalho. Criando o hábito de colocar tudo no seu devido lugar, você irá notar que o número de objetos espalhados ficará bem reduzido.

Como manter a casa organizada 3

Prateleiras podem ser usadas para acomodar cds, dvd, livros e outros acessórios. E as gavetas para organizar aqueles itens que não são tão bonitos de ser expostos. Além disso, manter o sofá arrumadinho é fundamental para que a sala pareça organizada.

Quarto organizado – Para  um quarto em ordem, o primeiro passo é tirar tudo que está visualmente fora fora do lugar. Cama feita e roupas e sapatos recolhidos já fazem toda a diferença no resultado final. No criado mudo, tente não acumular muitos objetos, pois isso só irá poluir o ambiente.

Como manter a casa organizada 4

Se você tem pouco espaço e muitos objetos para serem organizados, aposte nas caixas organizadoras. Elas podem ser armazenadas embaixo da cama ou em uma área mais alta do armário. Mas lembre-se de investir em um disposição acessível e prática. Assim, você garante a organização por mais tempo.

Banheiro organizado – Esse é um espaço que precisa ser planejado e demanda muitas soluções de organização, pois além de ser um cômodo mais reduzido, possui uma infinidade de objetos para hospedar. Para evitar uma bancada bagunçada, invista em bandejas e pequenas caixas e organize aquilo que você usa com mais frequência.

Como manter a casa organizada 5

Se os armários forem muito pequenos, aposte em prateleiras discretas na parede. Elas não ocupam espaço e ainda otimizam o seu banheiro. E você ainda pode intercalar alguns acessórios decorativos, como velas e vasos de flores.

Cozinha organizada – A cozinha é um ambiente que está em constante uso, não é mesmo? Logo a manutenção também deve ter uma frequência maior. Porém, algumas medidas ajudam no processo e ainda facilitam na hora de cozinhar. Como por exemplo, usar prateleiras para as louças e latas para organizar os talheres grandes. Além de desafogar os armários, você consegue ter tudo ao alcance das mãos.

Como manter a casa organizada 6

E então, aprendeu como manter a casa organizada? Fazendo um pouquinho por dia, você se livra da bagunça e nem percebe que está colocando as coisas no lugar. Se você tiver mais algumas sugestão de organização, não deixe de comentar aqui no blog e me contar o que você achou do post!

Para mais dicas de organização, clique aqui.