Quem disse que para iluminar a casa basta espalhar pontos de luz? A iluminação é um fator de grande importância na decoração, e dependendo da forma como é usada pode acabar favorecer ou prejudicar a composição dos ambientes. A luz não é apenas um aspecto estético, é um fator sensorial. A decoração anda de mãos dadas com essa técnica. Por isso, vamos acompanhar algumas dicas de como deixar a casa clara e bem ambientada. Como não existe uma receita de bolo para acertar na iluminação vamos começar com alguns truques que ajudam a chegar ao resultado desejado.

Iluminação

Iluminação

Iluminação

Começando pelo hall de entrada, podemos dizer que esse espaço da casa é o cartão de visitas, por isso a dica é: planeje uma iluminação acolhedora. Não pode ser muito clara, e nem muito fraca. Uma opção aqui é se aproveitar dos lustres de paredes, que transmitem uma luz indireta.

Ao chegar à sala o ideal é nos depararmos com pontos de luz localizados abaixo de 1,80m, dando apoio a luz principal, para que os olhos não sejam forçados. Esse efeito pode ser alçando com os abajures localizados ao lado do sofá. Já na cozinha a regra é ter um ambiente bastante claro, e com as áreas de trabalho bem iluminadas.

Uma alternativa é colocar pontos de luzes à altura do nosso olhar. Isso facilita o trabalho. E no quarto a aposta é uma luz uniforme e indireta. Para conseguir esse efeito utilize vários abajures e luminárias.

Iluminação 2

Iluminação 3

Outra dica interessante é usar e abusar da luz natural do ambiente. O sol está aí para todos, e porque não deixa-lo entrar na nossa casa? Esse elemento tem o poder de criar um ambiente saudável e aconchegante. Esses são alguns truques e conceitos gerais que harmonizam o ambiente, caso tenha se interessado você pode procurar um arquiteto e aplicar o design personalizado para os ambientes da sua casa.

Iluminação 4