Dicas de decoração para cozinhas pequenas são sempre bem vindas, não é mesmo? Isso porque esse é um dos ambiente da casa que recebe maior movimentação e precisa estar sempre em ordem para facilitar as tarefas do dia a dia e também para acomodar a família e as visitas. Conquistar uma decoração capaz de aliar beleza com praticidade e aproveitamento de espaço, de fato não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Mas a boa notícia é que: com alguns truques e aposta em alguns detalhes, você consegue maximizar as medidas do ambiente e ainda garantir um visual cheio de charme para a sua cozinha.
Quer aprender como fazer isso? Então, dá só uma olhada nas dicas de decoração para cozinhas pequenas que eu separei para você no post de hoje. Ah, e para não perder o costume, você também vai poder conferir várias inspirações de cozinhas bem ambientadas, mesmo que em poucos metros. Vamos dar uma olhadinha?
PLANEJANDO CADA DETALHE
Independente do tamanho da cozinha e do objetivo do projeto, o primeiro passo para a decoração é o planejamento. É muito importante que cada detalhe seja colocado do papel e você consiga visualizar, com a ajuda de um profissional ou não, o que é possível ser colocado em prática dentro da realidade do seu ambiente. Por isso, a primeira dica é fazer uma lista com coisas que você quer muito para o ambiente. Assim, fica muito mais fácil escolher cada item que irá fazer parte da sua decoração.
Ao decorar uma cozinha também é muito importante levar em consideração a praticidade e a funcionalidade do ambiente. Afinal de contas, por mais que esse seja um espaço de convívio social e mereça ter um visual bem caprichado, é também o local onde as refeiçoes serão preparadas e é fundamental que a cozinha seja montada pensando nisso.
DICAS DE DECORAÇÃO PARA COZINHAS PEQUENAS
1. Ampliar o ambiente
Quem tem uma cozinha pequena e quer aproveitar cada centímetro do ambiente, não pode deixar de apostar nos móveis compactos e planejados. As peças oferecem soluções práticas para organizar todos os objetos, sem sobrecarregar o local, com as poetas de correr e as gavetas mais profundas. Sem contar que você pode usar toda a parede para acomodar os armários.
Para um efeito de cozinha ainda maior, a dica é apostar nas cores claras. O legal é que além de proporcionar mais luminosidade para o ambiente, os tons mais neutros são perfeitos para combinar com detalhes bem coloridos. Se você quiser investir em azulejos, prateleiras e divisórias em tonalidades mais marcantes, pode brincar sem medo de errar na mistura.
2. Iluminar sempre
Além das cores mais claras nos móveis grandes e nas paredes, a iluminação, seja ela natural ou artificial, é muito importante. Invista em focos de luz nos locais em que você irá preparar os alimentos, como por exemplo sob a bancada. Se a sua cozinha for americana, você pode apostar nos lustres pendentes para iluminar o balcão que divide os ambientes. Porém, tome cuidado para não escolher um modelo muito grande e ele acabe atrapalhando.
3. Planejar tomadas e eletrodomésticos
Na hora de fazer o seu planejamento, fique atento para a localização das tomadas, isso vai interferir na disposição dos seus eletrodomésticos. O ideal é que cada aparelho tenha uma distância mínima de 90cm entre eles. Sem esquecer que a circulação no ambiente é muito importante para que o cozinheiro não perca mobilidade na hora de cozinhar. É interessante que entre o seu fogão e a sua geladeira exista uma bancada, tanto para dar segurança, como para facilitar o preparo dos pratos.
Agora que você já tem as principais dicas de decoração para cozinhas pequenas, conta para mim aqui nos comentários o que você faz para aproveitar todos os espaços desse ambiente na sua casa. Vou adorar saber!
No Comment