BELEZA NA IMPERFEIÇÃO
Alguma vez você ouviu falar sobre a filosofia Wabi-Sabi? Essa é uma visão estética dos japoneses centrada na aceitação da imperfeição. A ideia toda foi desenvolvida por volta do século XV, durante o período Muromachi, com base nos pensamentos budistas. Vamos ver como funciona a Decoração Wabi-Sabi?
A filosofia que, vai contra-mão àquilo que é simetricamente posicionado e cuidadosamente escolhido, é uma perfeita linha de pensamento para ser seguida na decoração. Sem regras, sem medos e sem perfeccionismo, a gente consegue montar uma casa que é só nossa e diz muito sobre quem somos. Ficou curioso para ver como tudo isso funciona na prática? A gente mostra!
DECORAÇÃO WABI-SABI
As principais características da filosofia wabi-sabi incluem assimetria, irregularidade, simplicidade, economia, intimidade e valorização daquilo que é natural. A ideia é viver uma vida comum e despojada, permitindo que mudanças aconteçam. Só o fato de não ter que viver se preocupando se está tudo combinando ou se a sua mesinha de centro está perfeitamente decorada, já traz um grande alívio, não é mesmo?
No Wabi-Sabi também há uma grande valorização das peças antigas, marcadas pelo tempo e com história para contar. Isso porque, esses objetos são considerados únicos e conseguem deixar a decoração com identidade.
Luz natural e natureza também são convidados especiais no estilo Wabi-Sabi. E o mais legal dessa filosofia é que elas nos permite experimentar, misturas e apreciar os contrastes de materiais e texturas. O vaso rachado e o móvel descascado também podem servir com elementos decorativos, afinal de contas, em tudo podemos encontrar beleza.
Toda essa forma de decorar é libertadora e serve como uma quebra de padrões. Isso porque, nós somos acostumados a ver beleza sempre nas mesmas coisas, sempre do mesmo jeito. Uma casa decorada com simplicidade, vira um espaço de descanso e tranquilidade e esse é o objetivo do Wabi-Sabi.
Confira alguns exemplos:
Conta para gente se você gostou da decoração Wabi-Sabi!!
Em janeiro vi uma exposição em Paris de 3 designers brasileiros que tinha este tema.