A verdadeira decoração para quarto infantil é aquela que agrada tantos os pequenos, quando o assunto visual, quanto às mamães no que diz respeito a funcionalidade e praticidade do cômodo. E esse é o grande desafio de composição desse ambiente. O ideal é que você consiga aliar elementos bem coloridos e capazes de estimular as crianças, independente da idade e ao mesmo tempo não perca na organização e no funcionamento do quarto.
A missão parece ser bem complicada e você deve estar se perguntando: Por onde começar? Pensando nisso, no post de hoje, eu separei algumas dicas bem práticas que irão deixar a decoração para quarto infantil uma tarefa que você irá tirar de letra. Vamos conferir?
CORES E FORMAS
Na hora de decorar o quarto dos pequenos sempre surge a dúvida em relação a cor da parede e dos elementos, não é mesmo? A boa notícia é que não existe mais aquela máxima de que quarto de menina precisa ser rosa, e de menino, azul. Hoje em dia, é possível brincar sem medo com as possibilidades e deixar esse cantinho cheio de tonalidades bem interessantes. Porém, a dica é investir – pelo menos na paredes – em tons que possam acompanhar o desenvolvimento do pequeno. Cores neutras são as mais indicadas, pois, além de serem fáceis de combinar, proporcionam um ambiente calmo e ampliam a sensação de espaço.
A decoração para quarto infantil não pode deixar de receber detalhes bem coloridos e cheios de alegria, como quadrinhos para parede, móveis com detalhes em cores de destaque, objetos lúdicos e muitas outras coisas que permitam a interação da criança com o ambiente. Uma parede de quadro-negro ou um balanço no meio do quarto podem ser opções simples e bem divertidas para as crianças.
DECORAÇÃO PARA QUARTO INFANTIL
Quando o assunto é disposição dos móveis nesse ambiente, o importante é planejar para que as peças ofereçam praticidade para a rotina desse ambiente. E o tamanho deles também merece uma atenção especial. Antes de comprar, tire todas as medidas do quarto e tome cuidado para não comprar itens muito grandes e que possam acabar com a circulação. Afinal de contas, um quarto infantil precisa de espaço para que os pequenos possam brincar com liberdade.
Entre os móveis que não podem faltar de jeito nenhum estão a cama e o armário de roupas. Essas duas peças podem ser escolhidas em modelos mais clássicos e brancos, para que você consiga combinar com as novas decorações que irão surgir de acordo com o crescimento das crianças. Deixe os detalhes coloridos para os itens que podem ser facilmente trocados.
Você ainda pode trazer outros móveis no ambiente para deixar o quarto bem completo. Uma escrivaninha para a hora de estudo, uma estante e uma poltrona pequena para o cantinho de leitura e o que mais couber dentro do seu espaço. A grande vantagem da decoração para quarto infantil é que não existem muitas regras e você pode brincar com as possibilidades, sem medo de sobrecarregar o ambiente ou errar na combinação.
E como é um quarto infantil é um pouco difícil acabar com a bagunça. Mas existem meios de dar uma controlada. Com uma estante ou caixas coloridas, você consegue criar um espaço para os brinquedos e ainda estimula as crianças a criarem o hábito de deixar tudo em ordem após cada brincadeira.
Na hora de investir nos acessórios e detalhes, peça ajuda ao dono do quarto. Quando os pequenos participam da composição do quarto, eles se sentem muito mais ligados com o ambiente. Além de não ter erro, não é mesmo?
Você tem mais alguma dica de decoração para quarto infantil? Compartilha comigo aqui nos comentários!
No Comment